Ações em rede vão coibir infrações de crianças e adolescentes

16/05/2007 16:39:22 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Visando uma articulação em rede para prevenir e coibir atos infracionais de crianças e adolescentes nos terminais rodoviários do município, a secretária da Infância e Juventude (Sinjuv), Viviane Vitorino, reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (16), com representantes da Guarda Municipal, Mactran (Macaé Trânsito e Transporte), Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude para traçarem ações de prevenção.

O ponto de partida será a capacitação dos guardas municipais e agentes de trânsito com o objetivo de orientá-los sobre os procedimentos que devem tomar com as crianças e adolescentes. O trabalho, que terá início na próxima segunda-feira (21), contará com o apoio do Conselho Tutelar que falará sobre as atribuições da instituição e o Estatuto da Criança e Adolescente. As palestras serão proferidas pelo presidente do Conselho Tutelar, Bento Filho.

Segundo o vice-presidente da Guarda, coronel Matoso, serão capacitados cerca de 400 guardas e a equipe administrativa.

- É importante que todos saibam lidar com questões vivenciadas no cotidiano em diversos pontos da cidade – diz, acrescentando que aumentará o efetivo de guardas nos terminais.

A secretária da Infância e Juventude lembra que também integrarão as ações a Polícia Militar, secretaria de Assistência Social e Ministério Público. De acordo com Viviane, o trabalho para coibir os atos infracionais de crianças e adolescentes nos terminais, principalmente na área central, partiu de várias denúncias recebidas na sede da Sinjuv.

- Propomos uma articulação em rede, uma vez que o conceito de rede está inserido no Estatuto da Criança e do Adolescente que dispõe sobre a política de atendimento como conjunto articulado de ações - completou.