As ações de saúde desenvolvidas pela prefeitura de Macaé por meio da secretaria de Saúde, ganham mais uma vez destaque nacional. Durante o XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado esta semana na cidade de Gramado (RS), o município foi representado pela equipe da Coordenação de Saúde Bucal.
O Congresso, realizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), promoveu uma mostra de experiências de sucesso nos município na área de saúde.
O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso ressaltou que no estado do Rio de Janeiro apenas oito trabalhos foram selecionados. Macaé apresentou um trabalho na área de saúde bucal intitulado “Pré-natal odontológico: a integralidade da assistência”.
- O principal objetivo desta mostra é propiciar o intercâmbio de trabalhos bem sucedidos no Sistema Único de Saúde (SUS), estimulando e fortalecendo municípios que procuram soluções inovadoras rumo ao direito à saúde divulgando estas experiências -, ressaltou Cardoso.
A cirurgiã-dentista, Cláudia Canalli, uma das integrantes do projeto, representou o Coordenador de Saúde Bucal, Júlio César e o secretário de Saúde.
A dentista da Coordenação de Saúde Bucal, Camila Gonçalves, explica que o objetivo do trabalho é relatar como o pré-natal odontológico do Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM-Barra), vem sendo desenvolvido. As gestantes cadastradas são acompanhadas por equipe composta por: assistente social, cirurgiã dentista, enfermeiro, médico e nutricionista que desenvolvem as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Ela acrescenta que as estratégias definidas asseguram a melhoria de acesso, de cobertura e da qualidade do acompanhamento pré-natal. Além do trabalho técnico-odontológico, é dada ênfase às atividades educativo-preventivas.
O estabelecimento de um atendimento mais humanizado faz com que o medo e o estresse comuns às gestantes, em relação ao tratamento odontológico nessa fase tão delicada da vida da mulher, seja amenizado.
- Observa-se que a adesão ao tratamento tem sido positiva. Assim, a prática da assistência às gestantes numa perspectiva integralizada, contribui de maneira efetiva para adesão destas ao pré-natal, primeiro passo para promoção de saúde, incorporação de hábitos saudáveis e prevenção de agravos ao binômio mãe-bebê-, finalizou.