A Guarda Ambiental, da Secretaria de Ordem Pública, realizou, nos últimos dias, diversas ações de conscientização em Macaé pela passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente (no último sábado, dia 5). Nesta segunda-feira (7), os guardas ambientais concentraram as atividades no Parque Atalaia, especialmente na área de amortecimento do bosque, às margens da RJ 168. "Fizemos monitoramento, já houve descarte irregular de vários objetos", disse a comandante da Guarda Ambiental, Raquel Giri.
"Nas ações realizadas na cachoeira de Duas Barras (Bicuda Grande), Bosque na Lagoa e área de amortecimento do Parque Atalaia, mais de uma tonelada de lixo foi coletada", detalhou Raquel. Entre esse material inservível havia, inclusive, resíduos eletrônicos, pneus, fraldas, plásticos diversos, garrafas pets e garrafas de vidro. Também nesta segunda-feira (7) foi ministrada palestra na empresa INTECH, no Parque Industrial de Cabiúnas, com o tema "PARNA Jurubatiba e Bacia Hidrográfica do Rio Macaé". O objetivo foi disseminar para os trabalhadores da empresa a importância dos ecossistemas.
Segundo o coordenador de educação da Guarda Ambiental, Romenique Araújo, o descarte irregular de lixo deve ser visto como uma crise planetária. "Estamos acabando com os ecossistemas", afirmou. Como justificativa, ele se refere à grande quantidade de resíduos de plástico nas cidades. "Isso é resultado do estilo de vida moderno, em que esse material é usado como matéria-prima para diversos itens descartáveis", concluiu.