logo

Ações marcam Dia Mundial sem Tabaco

31/05/2016 15:15:00 - Jornalista: Thamires Costa

Foto: Rui Porto Filho

Parar de fumar é o primeiro ato para uma vida saudável, apontam especialistas

O "Dia Mundial sem Tabaco" foi marcado por diferentes ações promovidas pela prefeitura nessa terça-feira (31) no calçadão da Avenida Rui Barbosa. Por meio da Área Técnica de Prevenção e Controle ao Tabagismo, em conjunto com a Coordenação Geral de Políticas sobre Drogas, Programa de Tuberculose, Saúde Bucal, Saúde da Mulher, Espaço de Convivência e Centro de Controle de Zoonoses, as atividades promoveram a conscientização a população.

Responsável por cerca de seis milhões de mortes por ano, o tabaco atinge também os não fumantes. "Buscamos a sensibilização da população em parar de fumar. Estamos aqui para sensibilizar, informar e captar pessoas que querem abandonar o fumo", afirmou a Coordenadora Técnica e médica da Área de Prevenção e Controle do Tabagismo, Patrícia Meireles.

A Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, considerada uma das melhores no Estado do Rio de Janeiro, oferece tratamento gratuito aos fumantes que desejam abandonar o cigarro. "Ouvi a palestra, fui ao programa e comecei o tratamento. Já estou há quatro anos sem fumar. Sei a importância dessas ações", afirmou o comerciante Cláudio de Matos.

Quem passou no calçadão também assistiu às apresentações do Grupo de Voz da Terceira Idade, do Grupo de Teatro Arte em Saúde e do Abadá Capoeira. "Quando passei, logo me chamou a atenção. É muito legal essa iniciativa. Um verdadeiro alerta para as pessoas que tem esse vício", disse Janete Santos, dona de casa, após assistir ao teatro.

Para Solange Santana, coordenadora técnica e psicóloga da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, essa parceria é fundamental. "Não tem como pensar na saúde sem integração. Aqui temos o Programa de Tuberculose, que está sempre junto conosco. A saúde da mulher, que procura mostrar o risco que o cigarro traz na gravidez, sendo o tabagismo hoje considerado uma doença pediátrica. Há também a parceria com os estudantes de enfermagem, que aferem pressão e redirecionam pacientes. Ou seja, o trabalho em rede é uma forma de chegar ao usuário por diferentes caminhos", definiu.

Solange ressaltou também que o cigarro pode ser usado como uma tentativa de trazer prazer, mas atividades diversas podem ser praticadas em busca de bem-estar, como as disponibilizadas no Espaço de Convivência, como música, cinema e esporte.

A Unidade de Tratamento de Tabagismo está localizada na Rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro. Para mais informações, a unidade funciona segunda e quinta-feira, das 8h às 20h, e atende no número 2762-0413.


Fotos Relacionadas