Foto: Divulgação
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado na próxima segunda-feira (20)
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado na próxima segunda-feira (20). O município está à frente do “Novembro Negro – Macaé”, campanha que vai promover na terça-feira (21), a roda de manifestações afroculturais, às 19h, em frente ao busto Carukango, na Praça do Centro Cultural do Legislativo. A ocasião contará com jongo, capoeira e apresentação de esquete. Um dos pontos principais será a lavagem do busto. O feriado foi institucionalizado em 2011 e é uma data direcionada ao combate ao racismo. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial está com programações diversas de fortalecimento da agenda antirracista e fomento da igualdade racial.
Nesta sexta-feira (17) foi realizada na sede do Sindserv a apresentação do edital Terreiro Legal. A finalidade é orientar sobre o lançamento que terá como um dos focos a criação do aplicativo de mapeamento dos terreiros de Macaé. O levantamento servirá para identificar história, quantitativo de integrantes, localização, data de implantação e pai ou mãe de santo. O projeto tem parceria da equipe de Tecnologia de Informação (TI) de uma empresa júnior da Faculdade Professor Miguel Angelo da Silva Santos - FeMASS.
Todas as ações deste mês contam com a participação da Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Zoraya Braz e sua equipe. De acordo com Zoraya, a intenção do “Novembro Negro - Macaé” é promover a justiça social, refletir sobre a equidade de gênero, raça e etnia, a igualdade de direitos e oportunidades, a redução das desigualdades territoriais bem como o combate ao preconceito e a discriminação.
Mais ações - Já na quarta-feira (22), haverá roda de conversa com a mobilização dos estudantes do Instituto Federal Fluminense (campus IFF-Macaé), às 18h30. No sábado letivo (25), será a vez do Colégio Municipal Engenho da Praia, a partir das 8h30.
No decorrer desta semana foi iniciada a Semana Diálogos Antirracista, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Macaé (Sindserv). Cerca de 70 estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Irene Meirelles participaram da programação “Fala Jovem”, uma roda de conversa com esclarecimentos sobre o combate ao racismo. Já na última segunda-feira (13), cerca de 30 conselheiros tutelares de Macaé, entre titulares e suplentes, fizeram parte de um diálogo sobre o tema “Violência Racial na infância”. Na quinta-feira (16), a mobilização foi na sede da Secretaria de Saúde em que foi apresentado o Plano Nacional de Saúde da População Negra para gestores da pasta.
Disque Racismo - A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial conta ainda com o Disque Racismo, que atende pelo número (22) 99244-7709. A ferramenta continua sendo um canal de acolhimento e orientação, servindo como instrumento para a identificação de comportamentos racistas e discriminatórios (cor, etnia, religião, idade, deficiência ou gênero).