logo

Ações para idosos priorizam humanização do atendimento

19/04/2013 15:48:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Guga Malheiros

Terceira idade recebe atenção especial para a prática de atividades físicas

A humanização do atendimento ao idoso é uma das principais metas do governo para a qualidade de vida da terceira idade. O plano de ação conta com diversos serviços para uma população estimada em 16 mil pessoas acima de 60 anos, segundo dados do Censo 2010. Implantação da Oficina de Jardins e Plantas Medicinais, Centro Dia, Projeto Cuidar Mais, Campanha do Estatuto do Idoso, Projeto Dialogando na Sala de Espera e Projetos Intergeracionais são algumas propostas apresentadas pela subsecretaria do Idoso.

Outras atividades já estão sendo oferecidas no Centro de Convivência do Idoso, inaugurado em junho do ano passado, localizado no bairro Ajuda de Baixo. O espaço, que no primeiro trimestre atendeu mais de 300 idosos, oferece oficinas de teatro, memória, pintura em tecido e tela, feltro, fuxico, acessórios (bolsas, colares, cintos), além de atividade física, fisioterapia, apoio psicológico, acupuntura, nutrição, especialidades médicas, prevenção de quedas e outros. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A ideia do governo é também realizar fóruns, feiras de artesanato e exposição de trabalhos manuais. Na sede da subsecretaria do Idoso, localizada na Rua Francisco Portela, 444, Centro, existem plantões de Serviço Social e Jurídico, além de atendimento psicológico, recebimento e apuração de denúncias de maus tratos a pessoa idosa e cadastramento do passe interestadual.

As ações contam com parceria da secretaria de Saúde, Coordenadoria Extraordinária de Apoio ao Escolar (Cemeas), Fundação Macaé de Cultura (FMC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Correios Comunitário.

Centro de Convivência

O espaço oferece infraestrutura com salas para atendimento médico e cursos, além de um auditório, academia de ginástica, capela, pista para caminhada, estacionamento, praça de alimentação com restaurante e lanchonete. Ao todo são 2.793 metros quadrados de área construída em um terreno de 9.252,56 metros quadrados estruturados com o propósito de atender aos grupos da terceira idade, o Recanto dos Idosos, a Guarda Sênior Municipal, a Casa do Idoso e toda a população com idade superior a 60 anos.

Transformando a rotina

“Descobri que posso ser até uma artista”. A empolgação da dona de casa Vera Lúcia Carvalho, 64 anos, é com o Centro de Convivência do Idoso de Macaé. Há um mês, ela já participa de diversas atividades no local e afirma que as amizades conquistadas no espaço têm mudado sua rotina de vida. Mãe de quatro filhos, uma ainda mora com ela no Parque Aeroporto, e três netos, ela conta que o tempo ocioso não existe mais.

“A minha filha sai bem cedo para trabalhar e ficava em casa dormindo. Agora estou sempre aqui participando das oficinas. Decidi procurar uma ocupação e estou fazendo vários artesanatos, aula de pintura e também vou fazer oficina de teatro. Além disso, também estou frequentando a psicóloga e posso dizer que nunca me senti tão à vontade em falar da minha vida”, ressaltou Vera, que mora em Macaé há 30 anos.

Direitos

O Estatuto do Idoso dá, às pessoas acima de 60 anos, diversas garantias. Entre elas, a distribuição gratuita de medicamentos, próteses e órteses. Outro direito são os planos de saúde que não podem reajustar as mensalidades pelo critério de idade, tendo que haver igualdade nessa parte. Além disso, a terceira idade também pode usufruir de transporte público gratuito e 10% dos assentos são reservados a eles.

No caso dos transportes coletivos estaduais, devem ser reservadas duas vagas gratuitas para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Segundo o artigo 40, inciso II, o idoso com renda inferior a dois salários mínimos deverá ter 50% de desconto no valor das passagens, caso as vagas destinadas a eles sejam excedidas. Nenhum idoso deve ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade e opressão.

Deve ser dada a eles prioridade na tramitação de processos, procedimentos e execução dos atos e diligências judiciais. Tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer, além de reserva de 3% de unidades residências nos programas habitacionais públicos. No trabalho deve ser dada também prioridade a eles, sendo um dos critérios de desempate a idade e fica a encargo dos Conselhos Nacional, Estadual e municipais do idoso e do Ministério Público, a fiscalização e o controle da aplicação do Estatuto.