As obras da estrada do Tatu estão adiantadas. A prefeitura conclui a abertura do leito, que terá doze metros de largura, duas pistas e moderna iluminação. A estrada tem cerca de três quilômetros de extensão e complementará o arco viário do município com opção de trânsito para chegar à Linha Verde e outros locais sem passar pelo centro de Macaé. A abertura da estrada está sob a responsabilidade da secretaria Executiva de Obras (Semob) e os trabalhos são incluídos no pacote de recuperação da Linha Verde, com orçamento de R$ 30 milhões. O prazo de conclusão é de 12 meses.
Antiga via municipal, uma estrada de terra que a prefeitura optou por reativar, a estrada do Tatu vai melhorar o fluxo de trânsito na Barra de Macaé, Ponte Ivan Mundin, no Centro e outros locais da cidade. As obras de terraplenagem no leito das duas pistas estão adiantadas e a estrada já chega em frente ao Canal do Capote, onde será construída uma ponte de acesso à Linha Verde, complementando o arco viário nessa região.
Ao mesmo tempo em que realiza a terraplenagem da estrada do Tatu, a prefeitura pavimenta e realiza melhorias em outras ruas e avenidas que dão acesso a essa estrada. No Novo Horizonte, a rua de acesso à estrada do Tatu foi alargada, compactada, recebe manilhamento e caixas para drenagem de águas pluviais e será asfaltada. Outras ruas nas proximidades são pavimentadas com paralelepípedos.
Para Tadeu Campos, secretário Executivo de Obras, o prefeito Riverton Mussi investe na complementação e expansão do arco viário para dar aos macaenses novas opções de trânsito, sem precisar passar pelo centro da cidade. Segundo o secretário, a estrada vai melhorar a entrada e saída das comunidades da Aroeira, Nova Macaé, Jardim Vitória, Jardim Santo Antônio, Morro de Santana, Santa Mônica, Morro de São Jorge e outras, facilitando também o acesso à Linha Verde aos moradores do Campo do Oeste, Maringá, Novo Horizonte, Cancela Preta e outros bairros.
- Não precisará passar pelo centro da cidade quem optar pela estrada do Tatu, que interligará os bairros de Maringá, Riviera Fluminense, Sol y Mar, Campo do Oeste, Novo Horizonte e Cancela Preta à Linha Verde – diz Tadeu Campos.
A estrada do Tatu será urbanizada, com pista dupla, manilhamento para drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica. Para acessar a estrada, o motorista poderá passar pelo Visconde de Araújo e outros bairros situados nas proximidades, como Novo Horizonte. A nova via passa perto do Loteamento Jardim Vitória, próximo ao bairro Nova Macaé.
Ao usar a estrada do Tatu, o motorista acessará facilmente a Linha Verde, onde está a Cidade Universitária. Também poderá acessar a RJ 168 e a Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul). A nova via ajudará a desafogar o trânsito na região litorânea, Avenida Amaral Peixoto, centro da cidade e Aroeira.
Segundo a Semob, a prefeitura tem projetos de criar uma reserva de proteção ambiental, como área de amortecimento, próxima à região onde passa a estrada, para preservação da área e evitar o surgimento de construções irregulares.