Implantadas há um ano, as cooperativas de garçons, costureiras e limpeza e conservação de Macaé, estão passando por um trabalho de orientação sobre desenvolvimento administrativo. As três fazem parte da Incubadora de Cooperativas Tonito Parada, da Secretaria de Trabalho e Renda (SEMTRE), que contratou um assessor jurídico e um contábil para dar suporte às cooperativas.
O foco dentro da Incubadora tem sido direcionado para a gestão das cooperativas como instrumento de administração, sem perder de vista o mercado. O momento, segundo a gerente da Incubadora, Rossanna Siqueira é de “pré-incubação”. Nesse estágio, as cooperativas utilizam as instalações e o apoio da Incubadora por um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.
Durante este período, as cooperativas são preparadas para a inserção no mercado local. “A proposta é torná-las um negócio sustentável, gerando trabalho e renda para as pessoas envolvidas”, explica Rossanna. Os cooperados estão passando por um trabalho de orientação sobre desenvolvimento administrativo. E a contrapartida da Incubadora já foi dada. “Nós já contratamos um assessor jurídico e um contábil para dar suporte às cooperativas”, lembra a gerente da Incubadora.
Há também um trabalho comercial na busca de novos parceiros. “Temos procurado incentivar as empresas a contratar os serviços das cooperativas”, diz. Algumas empresas já aderiram como a Petrobras, Transpetro, Senac, Sebrae, Techint, Ong Viva Rio, Jevin Informática, Firjan, Rede Petro, Vilarejo Acabamentos e empresas de hotelaria offshore. Quem estiver interessado em contratar alguns serviços das cooperativas é só entrar em contato pelos telefones 2763-2424 ou 2763-2421.