Adolescentes de programa social expõem quadros na Brasil Offshore

11/06/2013 14:54:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Juranir Badaró

Os quadros são releituras do trabalho artístico do pintor Romero Britto

Quarenta e cinco quadros de meninos e meninas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, de seis a 15 anos de idade, do antigo Peti (Fronteira), são mostrados a todos os visitantes da Feira Brasil Offshore, que se realiza desta terça-feira (11) a sexta-feira (14), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro.

Os quadros são releituras do trabalho artístico do pintor Romero Britto, artista brasileiro radicado em Miami, escolhido por sua humilde história de vida. As obras dos adolescentes do serviço de promoção social são caracterizadas por serem coloridas, alegres, tendo traço infantil e figuras geométricas, baseadas na Pop Art e no Cubismo.

“Butterfly, Perfect Day, Mickey, Love, Bull, The Hug” são alguns dos quadros que serão exibidos na feira. Nesse programa social, há 60 meninos e meninas, que no contra turno da escola, aprendem música, capoeira, dança, arte, oficina de leitura e outros quesitos culturais e esportivos.

O menino João Victor Conceição, de 13 anos, que pintou “Butterfly”, disse que sua mãe ficou orgulhosa por causa do quadro. “As aulas que mais gosto são as de desenho”, apontou. Já, Celso Paulo Soares, de 12 anos, lembrou que esse trabalho com pintura não existe em sala de aula, sendo algo novo e maravilhoso.

Para os 12 profissionais que atuam nesse programa nos períodos da manhã e da tarde, a importância do projeto de releitura é que ele proporciona a disseminação da cultura, pois cada ano um autor diferente é alvo dos trabalhos dos jovens. Estes desenvolvem suas habilidades quando talentos são descobertos, além do fato de terem sua coordenação motora devidamente trabalhada.

Projeto Romero Britto

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos escolheu o artista Romero Britto pela sua história de vida, com infância humilde e pela alegria expressa através das cores e formas de suas obras que contribuem para a leitura do mundo com sensibilidade e criatividade, quando se identificam e se exploram elementos que fazem parte da vida, expressos de forma artística.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Esse serviço, situado na Praça dos Servidores, sem número, está referenciado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da área de abrangência, como oferta de serviço da proteção básica à comunidade. O núcleo oferece diariamente atividades sócio educativas e de convivência às crianças e adolescentes de seis a 15 anos de idade.

Tem como público prioritário crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em risco de trabalho infantil. As habilidades e as potencialidades desse grupo são devidamente trabalhadas pela equipe responsável, por meio de atividades culturais, esportivas e lúdicas. Outro objetivo é o fortalecimento de seus vínculos familiares.