Foto: João Barreto
A segunda etapa da vacinação vai acontecer no mês de novembro
A primeira etapa da campanha contra a febre aftosa aconteceu no mês de maio, e atendeu 568 propriedades rurais em Macaé que continham no máximo 50 cabeças de gado. Ao todo, foram 13.624 animais vacinados contra febre aftosa e raiva. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Agroeconomia. A campanha faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) e segue diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal. O objetivo é manter o gado livre dessas doenças, que podem trazer riscos à saúde da população.
Foram vacinados 3.119 animais na região do Sana, Frade e Boa Alegria; 2.813 da Bicuda Pequena, Bicuda Grande, Areia Branca e Serro Frio; 1.611 animais de Córrego do Ouro, Trapiche e Madressilva; 488 em Morete e Crubixais; 3.134 animais em Aterrado do Imburo e Imburo; 1.043 no Assentamento Prefeito Celso Daniel; e 1.416 em Virgem Santa.
A ação contou com o apoio de 10 agentes de saúde animal. Mais de 20% das propriedades atendidas não possuíam troncos para contenção animal, sendo necessária dedicação dos agentes para a realização da vacina.
A Febre Aftosa é uma enfermidade viral, de divulgação mundial, contagiosa, de evolução aguda, que afeta naturalmente bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. É considerada zoonose a doença que se transmite de animais para humanos. Além de afetar a saúde e o bem-estar dos animais, diminui a produtividade dos rebanhos e reduz a disponibilidade de alimentos protéicos para a população.
A segunda etapa da campanha acontece no mês de novembro e vai atender animais de 0 a 24 meses. Têm direito a vacinar seus animais gratuitamente, proprietários que possuem até 50 animais.