logo

Agenda 21: delegação de Macaé participa de encontro em Niterói

15/04/2008 17:27:36 - Jornalista: Lourdes Acosta

“Construir a sustentabilidade da Rede Brasileiras de Agendas Locais (Rebal)”. Este foi o lema do II Encontro Estadual de Agendas 21 Locais (ELO - Rio de Janeiro), realizado no último final de semana, no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. O encontro reuniu cerca de 300 participantes de 45 municípios do estado, incluindo Macaé.

O objetivo do Encontro foi fortalecer a Rede Brasileira de Agendas Locais e a Rede Estadual, fazendo o mapeamento dos marcos conceituais, situacionais e operacionais de cada Agenda 21 Local. O encontro também debateu as metodologias aplicadas à Agenda 21 na escola dentro do Estado, além de elencar propostas para o II Encontro SUDESTE e o II Encontro Nacional.

De Macaé, seguiu uma delegação da Agenda 21, formada pela coordenadora Alba Corral, Maria de Lourdes Ravallet, Cláudio Macedo e Ronaldo Bogado Junior. Durante o evento, os representantes da Agenda 21 Local conheceram o cenário estadual e participaram dos debates cujos sub-temas trataram da superação dos problemas sociais, da formação de recursos humanos visando a mudança social e do suporte das noções de democracia participativa e empoderamento.

- Foi um dos importantes momentos de interação das forcas participativas, pois estiveram presentes a Petrobras, através da COMPERJ, a Secretaria Estadual de Educação, o Ministério do Meio Ambiente, os Governos Municipais e a Sociedade Civil Organizada, com o objetivo de fortalecer a Rede ELO de Agendas 21 Locais, conhecendo o passo a passo de cada uma e apoiando os municípios que estão no início da jornada, disse a professora Ravallet.

Macaé modelo

Das 45 Agendas 21 Locais presentes no Encontro, ficou constatado que o Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé é o que tem uma das melhores estruturas por sua experiência pioneira de ser tripartite e paritária, composto por 21 membros de cada setor (público, privado e sociedade civil organizada).

Segundo Alba Corral, coordenadora do Programa no município, a Agenda 21 Macaé tem tudo para se solidificar, pois tem um Fórum Permanente forte, participativo, e o apoio irrestrito da Prefeitura. “Nossa Agenda levou 10 anos para chegar nessa posição e hoje temos a grata satisfação de saber que ela é uma das pioneiras em todo o Estado do Rio de Janeiro”, disse.

Outra finalidade do II Encontro Estadual de Agendas 21 foi indicar a construção de mais espaços de convergência social com a criação de Núcleos de Agendas 21 nas escolas das redes pública e privada de modo a mobilizar, educar e ampliar a participação popular com vistas ao estabelecimento de uma política de desenvolvimento sustentável para o estado, para o país e para cada município.