Nesta sexta-feira (15), uma equipe da Agenda 21 Macaé está na Fiocruz (Rio de Janeiro), em parceria com representantes de outras agendas, para tratar de diagnosticar problemas e casos de sucesso da organização para serem apresentados durante a Rio+20. Em paralelo, a Agenda 21 Macaé já está articulando a implantação do comitê de ações para o evento internacional, que é a continuidade da ECO 92.
Segundo Carmelita Reis, da Agenda 21, Macaé já deliberou que para agilizar as ações reunirá as quatro equipes temáticas do Fórum Permanente em apenas uma, como forma de globalização e também agilização das atividades. Esse grupo único ficará encarregado de elaborar um documento para ser aprovado e encaminhado à ONU, em novembro, pelo GT Rio.
A cidade do Rio de Janeiro será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012. O encontro recebeu o nome de Rio+20 e visa a renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Serão debatidos a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável. A Rio+20 insere-se, assim, na longa tradição de reuniões anteriores da ONU sobre o tema, entre as quais as conferências de 1972 em Estocolmo, Suécia, e de 2002, em Joanesburgo, África do Sul.
- Foi consenso que os Fóruns Permanentes de Macaé se unificarão para pensar globalmente as ações que nortearão os trabalhos, pois os temas que nortearão a Rio+20 serão a política verde e governança global e a assistência social. Pensando assim, procuraremos trabalhar em um único grupo, já que também não temos recursos para bancar todas as ações. Precisaremos das parcerias entre os órgãos governamentais e a sociedade civil, explicou Carmelita Reis.
De imediato, explica Carmelita, a Agenda 21 Macaé está fazendo a capacitação de seus membros do Fórum Permanente e convidando os parceiros para atuarem decisivamente e ativamente nas ações. Atualmente, a Agenda 21 conta com apoio da Câmara Permanente de Gestão (CPG), gabinete a vice-prefeita Marilena Garcia, Firjan e a Ong Teia de Sustentabilidade.
Dentro desse cronograma de atividades para o evento socioeconômico que acontecerá entre os dia 4 e 6 de julho de 2012, no Rio de Janeiro, os representantes da Agenda 21 estão, nesta sexta (15), no Rio de Janeiro, participando do seminário “Políticas Públicas, Controle Social e Sustentabilidade: Um enfoque para a Rio+20. O seminário acontece das 8h às 17h, com diversos painéis com os temas Rio+20: Resgatado o passado; Mega eventos internacionais: a sustentabilidade para a Copa e Olimpíadas; Conflitos socioambientais na baía de Sepetiba: O caso da TKCSA entre outros.