logo

Agenda 21 participa do curso de agentes ambientais

07/12/2007 15:33:34 - Jornalista: Lourdes Acosta

A secretaria Executiva da Agenda 21 indicou dois voluntários para participarem do curso de capacitação desenvolvido pela secretaria Executiva de Meio Ambiente (Semma), no Projeto Agentes Ambientais, do Programa “Conhecer Para Preservar”.

O curso, que envolve aulas teóricas e práticas, é composto dos módulos Diagnóstico Ambiental, Legislação Ambiental e Lixo e está sendo oferecido aos novos integrantes da Semma. Os jovens do Criam também participam ativamente da capacitação.

O objetivo é nivelar os envolvidos nas questões sócio-ambientais do município, focada como uma das prioridades da atual administração municipal para que os cidadãos conheçam a realidade de Macaé e a cidade possa se desenvolver com sustentabilidade. As aulas teóricas acontecem na sede da Agenda 21 – Macaé.

Segundo o coordenador do Projeto “Conhecer para Preservar”, Paulo Barcellos, o curso é construído de forma participativa. “A participação dos voluntários acontece com entrosamento, onde cada um tem a oportunidade de indicar temas de interesse. Os integrantes já tiveram como aula prática a participação em alguns fóruns de discussão, como a II Conferência Municipal de Meio Ambiente e a Sipat da prefeitura”, ressalta.

Durante a semana foi realizado um trabalho de campo que envolveu o Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges da localidade de Bicuda Grande. “Os futuros Agentes Ambientais participaram de um momento de sensibilização dos alunos, que estão imbuídos na recuperação de um trecho de mata ciliar do Córrego D’Antas”, salienta Paulo.

De acordo com a secretária Executiva da Agenda 21 Macaé, Alba Corral, o curso de agentes ambientais vem colaborar no processo de capacitação dos envolvidos no Fórum Permanente. “Cursos como esse só vem facilitar as discussões para o planejamento do desenvolvimento sustentável de Macaé”, avalia.

Na opinião de Estefani Tavares Damasceno, participante da capacitação, o conhecimento que é repassado vem preencher a lacuna de uma visão ambiental da cidade. “O aprendizado do curso nos faz ver o mundo com outros olhos. Dou nota dez para o prefeito Riverton Mussi por nos dar oportunidade de saber mais sobre as questões sócio-ambientais”, diz.