logo

Agente Mirim de Defesa Civil é destaque internacional

12/11/2007 12:17:36 - Jornalista: Janira Braga

O projeto Agente Mirim de Defesa Civil, da secretaria executiva de Defesa Civil, foi destaque mais uma vez. Agora, o projeto ganhou dimensão internacional, no Canadá. Convidada a participar do Fourth Annual Canadian Risk and Hazard Network Symposium (Quarto Simpósio Anual Canadense para Rede de Contatos de Risco e Desastres), a Defesa Civil de Macaé apresentou o projeto Agente Mirim de Defesa Civil, despertando interesse e recebendo elogios inclusive dos representantes do Ministério da Educação.

O simpósio foi realizado em Richmond, Brittish Columbia, Canadá, no período de 6 a 8 de novembro. Na mesma semana, a Defesa Civil de Macaé formou a quarta turma de agentes mirins, no Colégio Municipal Botafogo. Agora, a Defesa Civil conta com 143 agentes formados. O projeto também foi escolhido para participar do TV Xuxa, da Rede Globo, apresentado no quadro "Por dentro do assunto".

De acordo com o secretário executivo de Defesa Civil, Eric Schuler, o Projeto Agente Mirim faz parte do Programa de Proteção Comunitária aplicado às escolas municipais e tem como objetivo mostrar a importância e a necessidade de se organizar o espaço público com relação aos riscos e vulnerabilidades que cercam o município, através da mudança do comportamento social por meio da educação infantil.

- O projeto busca também incentivar a prática da atividade voluntária nos envolvidos. Contando com o apoio da Petrobras desde o seu início, temos como principais objetivos no curso de Agente Mirim de Defesa Civil os mesmos da educação, como tornar o educando independente; sensibilizar para a responsabilidade; predispor para o respeito ao próximo; sensibilizar para a preservação da natureza; desenvolver a capacidade de esforço e persistência; levar a amar a sua terra, em verdadeira prova de civismo – destaca Eric.

O secretário comentou que os temas abordados no projeto são: uma visão geral de Defesa Civil; deslizamentos e alagamentos; medidas preventivas; prevenção de combate a incêndio; perigo dos balões; noções de primeiros socorros; suporte básico de vida; ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) – Cidadania; território e ambiente macaense. Em 2008, quatro escolas estão previstas para serem contempladas com o projeto.