Foto: Flávio Sardou
Objetivo é intensificar combate ao mosquito Aedes Aegypti
Cento e cinquenta agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à secretaria de Saúde, participaram de um curso de capacitação para o uso do larvicida Pyriproxifen, nesta quinta-feira (15), no auditório do Paço Municipal. As palestras foram divididas nos turnos da manhã e da tarde e o novo produto começará ser aplicado na próxima segunda-feira (19).
De acordo com informações do Coordenador Geral do CCZ, Ramon Bouças, o objetivo da capacitação é preparar os agentes para introduzir o novo larvicida no combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir a dengue e também a febre Chikungunya, transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti e Albopictus.
- O novo larvicida possui baixo teor tóxico para quem manipula o produto. A capacitação foi ministrada por dois biólogos que passaram para os agentes de endemias todos os detalhes de como será o uso do Pyriproxifen, qual o princípio ativo, como vai ser a aplicação, qual o cálculo correto da aplicação, o intervalo das aplicações e em quais circunstâncias ele deverá ser aplicado - explicou.
Ramon acrescentou ainda que os agentes de endemias também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre como utilizar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O coordenador do CCZ informou também que a introdução do larvicida Pyriproxifen ocorre em vários municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro.