Celebrado neste 04 de outubro, o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) é uma data que marca a importância desse profissional no combate a doenças e para a saúde da população de forma geral. Em Macaé, a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) tem feito um trabalho constante no combate ao aedes aegypti, por exemplo, transmissor da dengue, zika, chikungunha e febre amarela.
Entre as ações dos Agentes de Endemias estão: vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para inspeção em caixas d’água, calhas e telhados; aplicação de larvicidas e inseticidas; orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas e recenseamento de animais. Para todas essas atuações, é necessária a parceria entre os agentes e a população, os moradores que abrem suas residências para receber esses profissionais.
Já o Agente Comunitário de Saúde integra o time multiprofissional dedicado aos serviços de atenção primária à saúde. Este profissional promove atividades de conscientização e prevenção de enfermidades, centrando suas ações em práticas educativas em saúde, realizadas tanto em residências quanto em ambientes comunitários, entre outras atuações.
Coordenador do setor, Luan Campos ressalta a importância da data e da parceria com a população, para se conseguirem um combate eficaz às endemias. “Ressalto a necessidade de colaboração da população em receber os agentes em suas residências. É muito importante que a população seja nossa aliada”, observa.
Por conta de mudanças de sede, a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde ainda está atendendo por e-mail. Solicitações, reclamações e dúvidas devem ser encaminhadas para:
cevas@macae.rj.gov.br.