Agentes de endemias participam de capacitação sobre raiva

26/05/2022 12:16:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal

Com a temática "Raiva: um grave problema de saúde pública", a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), realizou na manhã desta quinta-feira (26), uma capacitação para agentes de endemias. O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou com a participação de especialistas.

Segundo o coordenador da Cevas, Flávio Muniz,serão realizadas outras capacitações, treinamentos e cursos ao longo do ano. "A meta é oferecer um trabalho mais eficiente para o cidadão, através de uma equipe mais qualificada", frisou.

O treinamento foi elaborado e apresentado pelos médicos veterinários zoossanitários, Jonhny de Azevedo Maia Júnior e Márcio de Andrade Assumpção. No treinamento, eles abordaram o histórico da raiva, o vírus, os cuidados durante a campanha para evitar acidentes, dados epidemiológicos dos últimos 10 anos, ciclo de transmissão, quais os animais (mamíferos) são os transmissores e ao final foram apresentados casos recentes de raiva em Minas Gerais.

Na ocasião, o supervisor geral da Cevas, Marcelino da Rocha Carvalho, lembrou que no dia 4 de junho, acontece o Dia D da vacinação antirrábica no município. Serão disponibilizados oitos locais para aplicação da vacina, que funcionarão de 9h às 16h. "Este é o momento de atender a população que não tem como levar seu animal para imunização durante a pré-campanha, que acontece durante a semana", disse.

Neste dia, a vacinação acontecerá nos bairros Lagomar, (próximo a UPA), Aeroporto (Praça Principal), Barra de Macaé (Praça Beira Rio), Centro (Praça Washington Luiz), Aroeira (Praça Arlindo Mourão), Novo Cavaleiros (Praça 29 de Julho), Visconde (Praça Santo Antônio) e Frade (Praça Principal).
Raiva - A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos. É causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central. A transmissão acontece do animal infectado para o sadio por meio de contato da saliva, por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.

A vacina antirrábica protege os animais contra a raiva e evita a transmissão da doença aos seres humanos. A raiva afeta o sistema nervoso central, podendo evoluir para óbito da pessoa contaminada.


Fotos Relacionadas