logo

Agentes de trânsito recebem capacitação para melhorias do atendimento

27/04/2013 21:19:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Maurício Porão

Reciclagem acontece neste final de semana no auditório do Hospital Público de Macaé.

Melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos agentes de trânsito do município é um dos principais objetivos do governo. Para isso, a reciclagem de 141 profissionais começou neste sábado (27) e prossegue até domingo (28), no auditório do Hospital Público de Macaé (HPM). Mais dois encontros estão programados para os dias 18 e 19 de maio. Quatro turmas com 35 agentes, cada uma delas, conhecerão temas como legislação de trânsito, multa, postura e abordagem, além de visão prática com dinâmicas de grupo. A capacitação foi ministrada pelo advogado Marcello Magalhães, agente de trânsito da secretaria de Mobilidade Urbana.

Para o agente de trânsito Abílio Barbosa a capacitação é fundamental. “A iniciativa traz novos conhecimentos, sendo muito importante para nossa atuação, pois o trânsito é dinâmico. Cada dia é um fato diferente que acontece. Além disso, também promove uma integração e proporciona a troca de experiências. O Código de Trânsito é um só, mas sempre estamos tendo novas resoluções que influenciam na execução do nosso trabalho”, ressaltou o agente.

O objetivo da reciclagem é contribuir com a educação de trânsito no município, destacar as normas e regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro, e apresentar as abordagens corretas dos agentes aos motoristas. A intenção é permitir que os agentes de trânsito atuem com padrões adotados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e utilizem a mesma linguagem no tratamento com o público. Esta é a primeira etapa do curso no ano de 2013.

Os agentes de trânsito são os encarregados de dar cumprimento ao que determina o Código Nacional de Trânsito, permitindo com que todos os cidadãos, pedestres ou motoristas, respeitem as leis de trânsito, contribuindo assim na orientação e coordenação do fluxo viário do município.

Hoje, Macaé registra mais de 75 mil veículos emplacados, um veículo para 2,5 habitantes. As principais infrações de trânsito aplicadas pelos agentes no município são: falta do uso do cinto de segurança, avanço ao sinal de trânsito, trafegar pelo acostamento e falar ao celular.