Foto: Ana Chaffin
O trabalho de conscientização é feito, entre outros locais, no bairro Cajueiros
Com o objetivo de definir as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura de Macaé iniciou nesta segunda-feira (06) o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa). Mais de 100 agentes estão percorrendo os bairros e distritos.
Após inúmeras tentativas e registro de várias reclamações, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde conseguiu vistoriar uma casa que estava fechada. Há quase três anos os agentes não conseguiam executar o serviço. Além de uma piscina suja o imóvel, que fica no Centro, tinha no quintal muito material que acumulava água.
De acordo com o supervisor geral CCZ, Flávio Paschoal, os agentes chegaram a ser hostilizados, mas conseguiram fazer o trabalho. Larvas do mosquito foram recolhidas para análise. “Os agentes irão retornar ao imóvel na próxima semana para instalar capas nas caixas d` água que estão sem tampa”, disse, ressaltando que o levantamento prossegue até sexta-feira que vem (10).
A pesquisa serve para investigar qual bairro tem mais focos e também para mostrar quais os tipos de criadouros que mais aparecem em cada região, além de conscientizar a população sobre como é fácil prevenir a doença.
Ações - A Prefeitura implantou tendas em alguns bairros na cidade, que funcionam das 8h às 17h. As tendas estão no bairro Cajueiros (perto da rotatória), Lagomar (próximo a UPA), Nova Holanda (depois da ponte) e Malvinas (praça principal).
A moradora do bairro Cajueiros, Silvia de Souza, afirma que essa ação é muito importante para os bairros. “Como já peguei, dengue tento me prevenir ao máximo e sempre chamo os agentes para vistoriar minha casa. Acho ótimo as visitações e um ponto de informação no bairro”, frisou.
A Prefeitura tem desenvolvido não apenas ações permanentes de combate, como também mutirões e a circulação do carro fumacê e bomba costal motorizada para reduzir o número de notificações.