Cinqüenta litros de água por hora. Essa é a ação do micro aspersor em cada muda plantada. A técnica é muito usada na fruticultura e permite irrigação pé a pé. A técnica está em demonstração no pomar do horto municipal da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) e pode ser visitada por qualquer produtor.
A técnica possibilita água direto no pé da muda, explica o agrônomo da Agrape, Darlim Grativol. Em época de veranico (período de 40 dias sem chuvas), o sistema é uma garantia para a planta que fica livre do estresse de não ter água.
Segundo o agrônomo, para a fruticultura o ideal, já irrigando somente no pé da planta, não corre o risco de molhar as folhas. Quando isso ocorre, diz Grativol, cria condições de pragas e doenças se expandirem.
O tempo de irrigação varia de acordo com a necessidade da planta. No pomar da Agrape, cuja área é de dois hectares e meio, há plantado citrus, goiaba, romã, graviola, figo. “Aqui a irrigação é feita meia hora a cada dois dias”, frisa o agrônomo. Segundo ele, o sistema de gotejamento é altamente eficiente.