logo

Agrape e Conselho Agrícola traçam os objetivos para este ano

06/01/2006 16:39:46 - Jornalista: Cesar Dussac

Em reunião na tarde de quinta-feira (05), na sede da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape), o presidente Chico Machado e os membros do Conselho de Desenvolvimento Rural e Política Agrícola (Conderpa), acertaram a transferência da agroindústria da cana-de-açúcar da Bicuda Pequena para o Projeto de Assentamento Celso Daniel em Cabiúnas e criaram um grupo de trabalho para avaliar os pretendentes à compra de terras em Dores de Macabu, localidade de Campos.

Segundo Chico Machado, os pretendentes são 32 famílias que moram em Macaé, que deverão passar por uma avaliação para se verificar se atendem aos requisitos para participar do Programa de Crédito Fundiário. O presidente da Agrape falou das modificações do Mercado Municipal de Peixes.

- Concluímos a primeira etapa das obras no mercado, organizamos o trabalho dos mariseiros, implantando as normas de higiene exigidas por lei, a segunda etapa está em andamento e, quando entrarmos na quarta etapa, deveremos precisar de espaço para atender as necessidades dos trabalhadores da pesca. Além disso, o local será transformado em ponto turístico. Vamos recuperar o cais”, frisou.

Segundo Machado, serão visitadas pela Agrape todas as comunidades rurais para pesquisar a viabilidade da implantação da piscicultura.

- Todos os integrantes da Agrape – veterinários, engenheiros agrônomos, biólogos, técnicos – e veículos: duas Kombis e um Gol, estão à disposição das comunidades rurais, para o estudo e resolução dos problemas de cada uma. As portas da Agrape estão abertas para atender a todos. A prefeitura quer oferecer a todos os que comprovadamente trabalham a oportunidade de produzir, de se desenvolver, na cidade e no campo também. Esse é o nosso maior objetivo, declarou.

Ao lembrar a necessidade da cooperação dos órgãos federais, Chico enfatizou que o município de Macaé está investindo em maquinário, e o produtor sabe que encontra total apoio. Chico ouviu os problemas que afetam as diversas comunidades rurais ali representadas.

Aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Macaé, criador de suínos e galinhas em propriedade no Imburo, Chico disse que a Prefeitura e a Agrape estão trabalhando para viabilizar, junto à Petrobras, o recapeamento asfáltico da estrada do Aterrado, além da construção de comportas para evitar enchentes no local. O presidente se dispôs a acompanhará-lo ao Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária – INCRA, para solicitar ajuda na reconstrução de todas as estradas do Imburo.

O vice-presidente da Associação de Produtores do Assentamento de Bem Dizia, Cícero de Souza, lembrou que a prefeitura sempre deu apoio logístico às comunidades rurais. “Com a nova administração, vimos a casa ser arrumada. Os tratores estão aqui para pequenos, médios e grandes produtores, temos agora a máquina de beneficiamento de coco para produção de adubo. Temos que nos unir é para trabalhar”, acentuou Cícero.