logo

Agrape e Incra agilizam ações conjuntas em favor de assentados

23/02/2006 15:06:37 - Jornalista: Cesar Dussac

O presidente da Fundação de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Agrape), Chico Machado, recebeu na manhã desta quarta-feira (22), na sede da entidade, a visita do superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Mário Lúcio de Melo Júnior. A visita teve por objetivo incrementar a comunicação entre a Fundação e o órgão federal e agilizar ações conjuntas em favor dos produtores rurais dos assentamentos Prefeito Celso Daniel, em Cabiúnas, e Bem Dizia, na Bicuda Grande.

Chico Machado garantiu ao superintendente que os assentados têm recebido os caminhões do Pronaf, duas a três vezes ao mês, com cestas básicas. Chico alinhou as diversas necessidades dos assentados no município, como obras para captação de água, construção de pontes e estradas, e frisou a disposição da prefeitura em destinar recursos, através da Agrape, para a construção de escolas, postos de saúde, e outras benfeitorias, para atendê-los. Chico ouviu do superintendente a promessa do levantamento de recursos para ações conjuntas. Mário Lúcio afirmou que falava em nome do próprio ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto.

Machado apresentou o gerente de projetos, Danilo Maltez, designado pela Empresa Pública Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (EMHUSA), para realizar os projetos relativos à captação de água e obras de saneamento e construção civil. “A Agrape destinou o engenheiro agrônomo Darlin Grativol, superintendente do setor agrícola, para orientar os produtores rurais em todas as questões; uma delas é o estudo para o cultivo de produtos agrícolas de acordo com o tipo de solo mais apropriado e a capacitação dos produtores rurais para o plantio”, informou o presidente.

Segundo o presidente da Agrape, o atual superintendente do INCRA tem dado respostas rápidas e objetivas às consultas da Fundação, o que fortalece o relacionamento entre a prefeitura de Macaé e o órgão federal, e atendeu prontamente o pedido de visita à Fundação. Chico divulgou a publicação em Diário Oficial do deferimento do pedido da Fundação ao INCRA para usar a sede e galpão do assentamento Bem Dizia, na Bicuda Grande, para instalação do escritório da Fundação.

Chico Machado observou que a ocupação do espaço visa à utilização das instalações do local para a realização de cursos de capacitação profissional e implantação de programas sociais destinados aos assentados do respectivo projeto. “Ações acima de interesses partidários, sempre visando aos interesses da população, são a marca da atual administração”, afirmou. Chico também agradeceu a colaboração da Câmara Municipal, na pessoa do vereador Maxwell Vaz, presente à reunião, que vem cooperando com a Fundação no relacionamento com o órgão federal.

Mário Lúcio frisou que, com base nos primeiros levantamentos, os custos para levar água aos assentamentos e construir pontes e estradas, reivindicações dos assentados, deverão ultrapassar R$ 1milhão. “Não há problema de recursos do Instituto para esse fim, além da construção de 200 casas no assentamento Celso Daniel, recursos passados aos assentados, que vão incrementar o comércio de material de construção na cidade”, opinou o superintendente.