A Fundação de Agricultura Abastecimento e Pesca de Macaé (Agrape) e a Associação dos Feirantes da Agroindústria Familiar de Macaé- AFAM inauguram a Feira de Agroindústria Familiar sexta-feira (17) na praça principal do Bairro Aeroporto. A feirinha de Macaé, como é conhecida, é montada às quintas-feiras, na praça Veríssimo de Mello, das 16h às 22h.
Segundo a presidente da associação, Maria Célia, a feirinha vai fazer 10 anos em setembro. “Os componentes, sócios da AFAM, são produtores da agricultura familiar de Glicério, Crubixais, Frade, Imburo e outras localidades, que deverão montar dezenas de barracas, a exemplo do que acontece na praça. No bairro Aeroporto, além das barracas com salgados, doces, bolos e tortas, os visitantes vão assistir à apresentação de grupos da Terceira Idade, com danças folclóricas e encenações de rápidas peças cômicas”, observa.
Maria Célia contou que, recentemente, os membros da Associação voltaram a atenção para o Parque Aeroporto. “Após algumas reuniões, o presidente da Agrape, Chico Machado, apresentou nossa petição ao prefeito, que nos permitiu instalar a feirinha no bairro”. A presidente fez o convite à população para prestigiar o evento. “Gostaríamos de ver no Aeroporto, além dos moradores locais, os clientes tradicionais da feirinha da Veríssimo de Mello. Convidamos os moradores do bairro e a população em geral para a inauguração”, concluiu.
A promotora de eventos da AFAM, Marilene Ribeiro, fala dos produtos que serão colocados à venda. “Os produtores vão colocar à venda comidas típicas, como os tradicionais pratos baianos acarajé e bobó de camarão, o famoso pato no tucupi do Pará, os pastéis e empadas de siri da culinária nordestina, para se degustatar com o brasileiríssimo caldo de cana e sucos naturais, além dos queijos e sorvete feitos com leite de cabra, e dos produtos à base de soja”, enumerou.
Marilene recomenda as massas cruas e prontas, colocadas à disposição dos apreciadores. “Muitos preferem degustar as massas no local, por causa dos temperos especiais que acompanham o suculento macarrão ao dente, o inhoque paulista com sabor do Brás e outras iguarias”, comenta. O artesanato variado da feirinha também é um grande atrativo. “Além do bolo de banana, as cestas confeccionadas com a fibra da bananeira fazem grande sucesso junto aos apreciadores do artesanato macaense, que atrai compradores de outros municípios”, ressaltou a promotora de eventos.