A Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) inicia na próxima semana a distribuição de mudas do Nim, planta de origem indiana. O objetivo é estimular os produtores a fazer o plantio da espécie, que age como inseticida e acaricida (usado para ácaro) natural na proteção das lavouras. A Agrape trouxe 120 matrizes dessa espécie, plantadas no Horto Municipal e que resultaram na produção de sementes, que se transformaram em 3 mil mudas.
“Com nome científico Azadirachta indica, o Nim pode chegar a nove metros de altura”, explica o engenheiro agrônomo da Agrape, Darlim Grativol. O trabalho foi iniciado há quatro anos e começa a atingir seu ponto alto neste ano através da distribuição das mudas.
Segundo Grativol, as mudas serão distribuídas através das associações de produtores. “A previsão é distribuir 300 mudas para cada associação”, calcula o engenheiro agrônomo. De acordo com ele, o plantio não requer nenhuma orientação técnica especifica.
Grativol adianta que a Agrape pretende fazer esse trabalho de distribuição de mudas todos os anos. “Trata-se de um método orgânico natural em substituição ao químico”, explica o agrônomo da Agrape.
“A árvore é tropical e pode atingir a altura máxima em seis anos”, revela Grativol. O Nim desenvolve-se em zonas áridas tropicais e subtropicais com precipitação média anual entre 450 e 1150 mm, mas é altamente tolerante à seca, e a temperaturas extremamente elevadas, no entanto, desenvolve-se melhor entre temperaturas de 9,5 até 37° C.
O agrônomo explica que os extratos de Nim possuem vários compostos químicos potencialmente úteis, que agem comprovadamente sobre mais de 300 espécies de insetos. Grativol destaca que o principio ativo do Nim possui propriedades importantes, repele pragas, tem ação anti-alimentar sobre as mesmas pragas, inibe o crescimento e reprodução dos insetos, além de ter inseticida, acaricida e fungicida. “O extrato de Nim não é prejudicial ao homem, nem aos vertebrados, além de ser biodegradável e não deixar resíduos tóxicos no ambiente”, explica.
O Nim também pode ser usado como pulverizador através da maceração (trituração) da folha, que podem ser preparado pelos produtores ruraisl. O extrato do Nim controla insetos como lagartas, pulgões, cigarrinhas e besouros mastigadores, além de carrapatos.