logo

Agrape lança primeira etapa da campanha contra aftosa

12/03/2007 15:24:40 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A Fundação Agropecuária de Abasteciemnto e Pesca de Macaé (Agrape) lança nesta quinta-feira (15), mais uma campanha contra a febre aftosa. O lançamento desta primeira etapa será às 11h, na Fazenda Ilha da Saudade, na BR 101, Km 159. A Agrape vai disponibilizar, através de seus vacinadores, 30 mil doses da vacina que serão aplicadas apenas em propriedades com até 100 cabeças de gados.

Segundo estimativas da presidente da Agrape, Mariana Machado, serão vacinados de 27 a 30 mil cabeças de gado em toda região macaense.
Para isso, a Agrape colocou em campo 28 vacinadores que estarão até o dia 31 de março, quando se encerra a campanha, percorrendo as propriedades. Mariana lembra que em Macaé, os produtores já estão conscientes da importância da vacinação, assim como os prejuízos que a doença pode causar quando detectado. "De propagação fácil, a doença leva à morte rápida do animal e todo o gado ao redor da propriedade pode ser afetado. Quando detectada todo rebanho precisa ser sacrificado", ressalta.
Por se tratar de uma enfermidade provocada por vírus contagioso, a febre aftosa atinge também caprinos e suínos. É uma doença transmitida por meio de secreções e excreções, dentre as quais, saliva, sêmen, urina e fezes, explica a veterinária e presidente da Agrape. Entre os sintomas, a febre aftosa provoca no animal perda de peso, febre, aparecimento de aftas na boca, focinho e tetas.

No Estado do Rio de Janeiro, a doença não é registrada há 10 anos. Para a presidente da Agrape, esse é o resultado do trabalho realizado no Estado pela Vigilância Sanitária animal. Ela lembra que a melhor maneira de erradicar a doença é através da vacinação em massa, não se esquecendo da qualidade, conservação e aplicação correta da vacina. O Rio de Janeiro, assim como Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, fazem parte do Circuito Pecuário Leste.A campanha estadual foi lançada no último sábado em Casimiro de Abreu com a presença do governador Sérgio Cabral.