A Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) em parceria com a ONG Amigos da Serra, de Glicério, região serrana de Macaé, realizou nesta sexta-feira (21), o plantio de mudas no distrito. Além disso, o trabalho em conjunto busca a conscientização ambiental da população local.
A parceria funciona com o fornecimento de sementes pela ONG, enquanto a Agrape produz a muda no Horto Municipal. Em seguida, ambas realizam o reflorestamento de mata ciliar nos mananciais hídricos da serra. O plantio está sendo intensificado nas nascentes que alimentam o rio São Pedro, principal sub-bacia hidrográfica da região e o local mais impactado.
– A cada ano os trabalhos ganham força. Esperamos ampliar ainda mais nossos projetos e aproximar a comunidade local para a importância da sustentabilidade ambiental da região serrana – disse Leonardo Pinheiro, presidente da ONG Amigos da Serra.
Segundo a assessoria da Agrape, nos últimos dois anos, a Fundação juntamente a ONG Amigos da Serra plantou cerca de três mil mudas. Entre elas, estão as da espécie Ipê, Paineiras, Ingá, Cambota, Pau D’Alho, Jussara, Guaquica e Pára-Raio.
Desenvolvendo a conscientização ambiental de crianças, adolescentes e moradores do distrito, o trabalho da Agrape e da ONG Amigos da Serra visa fazer com que essas pessoas passem a fazer um trabalho de fiscalização. Atividades lúdicas, palestras e caminhadas ecológicas são algumas das atividades exercitadas com alunos da rede pública de ensino.
– É do entendimento do prefeito Riverton Mussi a valorização da região serrana de nosso município. O fruto desse trabalho vai muito além de mudas plantadas, mas sim o de formar cidadãos responsáveis com o meio ambiente – afirmou Mariana Machado, presidente da Agrape.
Além da participação da população, a Agrape e a ONG Amigos da Serra buscam atrair o setor privado para incentivo nas ações voltadas para o setor ecológico. A participação do empresariado fortaleceria o trabalho desenvolvido na região serrano do município.