logo

Agricultores de Macaé irão produzir feijão para merenda escolar

18/01/2013 18:42:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Arquivo - Ana Chaffin

Para participarem do projeto, os produtores devem pertencer à cooperativa ou associação legalmente constituída

Valorização da agricultura familiar com feijão preto produzido no município para a merenda da rede pública de ensino. Esta é a proposta da Prefeitura de Macaé, que está com o processo de licitação aberto para insumos como calcário, adubos e sementes. O projeto de plantio do grão beneficiará produtores agrícolas dos assentamentos Bendizia, na Bicuda e Celso Daniel, em Cabiúnas. A expectativa é colher cerca de 200 mil quilos a cada safra, num total de 100 hectares divididos entre os agricultores.

A chamada pública para habilitação dos produtores será no próximo mês, com previsão de plantio entre março e abril e colheita entre junho e julho. Com isso, no segundo semestre, toda rede de educação colocará o feijão do projeto no cardápio da merenda. Uma equipe técnica da secretaria de Agroeconomia já visita as propriedades rurais da cidade para avaliar a capacidade de produção e cada uma delas.

A contrapartida do governo será assistência técnica, análise, correção e preparo do solo, além do plantio. O produtor será responsável pela capina e colheita do feijão. 20% da produção será doada para ser usada como semente no ano subsequente. Para isso, a prefeitura fará convênio com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro – Rio), que conservará o grão em câmeras refrigeradas para o ano seguinte.

Os demais 80% serão inseridos na merenda escolar através de um convênio com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O governo federal faz repasse para os municípios e exige, no mínimo, que 30% dessa verba sejam aplicados para produtos do local e oriundo da agricultura familiar. A ideia é conseguir melhorar a renda do homem do campo.

Para participarem do projeto, os produtores devem pertencer à cooperativa ou associação legalmente constituída. A Prefeitura de Macaé apoia os produtores com consultoria para regularização de associações. O governo também pretende beneficiar os produtores de leguminosas e banana da região serrana de Macaé. A secretaria de Educação, através do departamento de Nutrição, vai apontar as necessidades para a merenda escolar do município.


Fotos Relacionadas