Foto: Moisés Bruno
Entre os gêneros da agricultura familiar mais utilizados estão salsa, cebolinha, pimentão, alface, além de banana e abacate
A merenda das escolas municipais de Macaé está sendo incrementada com produtos da Agricultura Familiar. Além de atender ao que determina a Lei Federal 11.947/2009, a iniciativa vem beneficiando cerca de 90 produtores do município.
Os produtores familiares foram cadastrados pela Secretaria de Agroeconomia, que visitou os sítios, conhecendo o projeto de vendas de cada unidade familiar, isto é, quanto cada família produz e quanto vai poder entregar até o final do ano letivo. Foi preparada pela secretaria uma lista com todos os produtos da agricultura familiar do município, da qual fazem parte aipim, quiabo, hortaliças, iogurte, banana, doce de banana, entre outros.
Depois disso, o município definiu quantas escolas poderiam ser atendidas, de acordo com a quantidade de produção e a logística necessária para a distribuição às escolas, ficando definido que este ano 42 escolas, com mais de 400 alunos serão atendidos pelo programa, com distribuição feita semanalmente. Esta semana, as unidades estão recebendo hortaliças, aipim e doce de banana.
O programa tem possibilitado aos produtores aumento da produção agrícola, já que com a melhoria da renda dos produtores há mais possibilidades de investimentos na área agrícola como compra de veículos e insumos.
O preço é atrativo para os produtores, porque vendem seus produtos de qualidade, com preço justo, diretamente para o município, sem atravessadores. Toda a verba é do governo federal, sendo a prefeitura repassadora.
- Essa lei é um incentivo para levantar a agricultura familiar. Ganham os produtores, com melhoria na qualidade de vida e esse programa é um incentivo para a manutenção das famílias na terra, sem abandonar suas propriedades. Ganham também os alunos, já que o produto que entra na merenda escolar é de qualidade, sem agrotóxicos, afirmou o engenheiro agrônomo Nei Aleixo, da Agroeconomia.
Os agricultores familiares cadastrados pelo prefeitura fazem parte da Cooperativa dos Produtores de Macaé/produtores do Assentamento Prefeito Celso Daniel (Coopmac), Associação de Produtores do Sana e produtores individuais também do Assentamento Prefeito Celso Daniel.