logo

Agricultura familiar é tema da Semana de Alimentação Escolar

12/05/2011 09:59:20 - Jornalista: Assessoria Educação

“Agroecologia e Agricultura Familiar: a cidadania cultivada em família”. Este é o tema da Semana de Alimentação Escolar, que acontecer de 16 a 20 de maio. A programação, desenvolvida pela Prefeitura de Macaé através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem o objetivo de trabalhar ações pedagógicas voltadas para a formação de hábitos alimentares saudáveis nas salas de aula da rede municipal.

Oito escolas da rede municipal vão participar da semana, cujas atividades serão elaboradas no decorrer do semestre. Em Macaé, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o evento é comemorado na terceira semana do mês de maio com a mobilização da comunidade escolar.

- Esta programação é de suma importância, pois todas as ações executadas nas salas de aula entram em processo de culminância durante a programação. A escola constitui-se um ambiente integrador voltado para o desenvolvimento. Sendo assim, a unidade escolar é também responsável pela formação dos hábitos alimentares dos estudantes, que sofrem as mais diversas influências sociais, culturais e comportamentais, diz o secretário.

Segundo a coordenadora de Nutrição Escolar, Dina Reis, o enfoque da programação propõe, além da promoção da alimentação saudável, um investimento no estímulo a práticas agrícolas ambientalmente sustentáveis, valorizando a agricultura familiar, o cuidado com a terra e com a água. “A intenção é buscar impactos sociais e ambientais positivos, visando a preservação dos recursos naturais”, destaca.

Programação- A abertura da Semana de Alimentação Escolar será na próxima segunda-feira (16). Até sexta-feira (20), a maior parte das escolas municipais envolvidas vai contar com apresentações do grupo de teatro Grutas, contadores de História da Semed e mesa de alimentação saudável.

Conforme Dina Freitas, a mesa de alimentação saudável será uma oportunidade para os alunos degustarem e, até mesmo, conhecerem determinadas frutas, cereais e iogurtes. O evento também é marcado por exposição de terrário na Escola Municipal Ivete Santa Drumon de Aguiar, no Frade. A unidade também vai contar com teatro, produção de ecobonecos e montagem de mesa saudável.

A programação segue na terça-feira (17), na Escola Municipal Leda Maria Lêdo Esteves, no Centro, com atividades teatrais e mesa com alimentos, às 9h. Já às 14h, os estudantes da Escola Municipal Jacyra Tavares Duval, no Novo Cavaleiros, também vão fazer parte da mesma mesa e terão a oportunidade de assistir a palestra “Alimentação Saudável - Agricultura Familiar”, ministrada pela nutricionista da empresa Qualivyta, Carla Guimarães.

Continuando as atividades, na quarta-feira (18), os contadores de história da Semed estarão nas escolas municipais de Educação Infantil Therezinha Carvalho Moreira , no Cavaleiros e Lia Kopp Franco, na Granja Cavaleiros, às 9h e 15h respectivamente.

A Semana de Alimentação Escolar também é marcada por exposição de terrário na Escola Municipal Ivete Santa Drumon de Aguiar, no Frade. A unidade também vai contar com teatro, produção de ecobonecos e montagem de mesa saudável.

Na sexta-feira (20), data alusiva à Alimentação Escolar, estudantes da Escola Municipal Jofre Frossard, no Centro e da Fazenda Santa Maria, em Glicério, terão acesso a atividades culturais com os contadores de história e à mesa de alimentação saudável. As atividades vão acontecer respectivamente às 9h e 14h. Neste mesmo dia, a equipe da Coordenação de Nutrição Escolar da secretaria Municipal de Educação (Semed) vai participar do VII Fórum Nacional de Alimentação Escolar, em São Paulo, cujo enfoque será “Socializando Experiências Eficazes em Alimentação Escolar”.

Hortas - Para marcar a programação da Semana de Alimentação Escolar, o projeto “Horta nas escolas” será ampliado. A programação, que já acontece no Colégio Oscar Cordeiro, no bairro do Aeroporto, será implementada ainda este mês no Colégio Jacyra Tavares Duval, no Novo Cavaleiros.

Os alunos terão a oportunidade de plantar legumes e verduras com a contribuição de professores e o responsável pela horta. A novidade, de acordo com Dina Reis, é que os pais dos estudantes estão ajudando na doação de mudas e sementes que serão utilizadas no cultivo.

O Projeto “Horta Escolar” vai se estender no decorrer do ano letivo a outras unidades escolares. A previsão é que o cultivo aconteça nas escolas municipais de Educação Infantil (Emei) Nossa Senhora da Concição, Sandra Maria Oliveira, Olímpia dos Santos, Maria Cecília Furtado, além da Escola Municipal Dolores Garcia Rodrigues.

De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria, a ampliação das hortas nas unidades escolares se volta para a valorização de hábitos alimentares saudáveis. “Nossos alunos são multiplicadores de informações junto aos pais. Desta forma, estamos incentivando a formação de valores junto a um cardápio mais nutritivo e a agricultura familiar, previsão legal adotada pela Secretaria Municipal de Educação”, ressalta.

Conceição observa ainda que, hoje, as crianças e adolescentes das cidades no ambiente externo à escola normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contato com o meio ambiente. “Desta forma, é necessário que os professores resgatem este contato. A horta permite a reflexão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada”, pontua.