Foto: João Barreto
Os alimentos são armazenados em um Centro de Distribuição no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha
Um caminhão com banana, aipim, beterraba, abobrinha e batata doce estacionou no início desta semana na frente do Centro de Distribuição da Agricultura Familiar, que fica dentro do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, em Macaé. A cena se repete toda semana, variando apenas os alimentos. O transporte é feito diretamente da produção até o local climatizado onde os produtos ficam armazenados por um curto período, de onde saem para o destino final.
Os ítens fazem parte da merenda escolar e são distribuídos semanalmente para as 107 unidades de ensino da rede pública municipal. Os gêneros alimentícios vêm de locais como Sana, Frade e Assentamentos Oswaldo de Oliveira (em Córrego do Ouro), Celso Daniel (em Cabiúnas) e Maria Amália (na BR-101). Só nesta semana são 13,5 toneladas de produtos da agricultura familiar, contando com o carregamento de alface, salsa, cebolinha, cheiro verde e coentro que também foi entregue esta semana.
O Secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim, explica que o município promove políticas públicas voltadas à agricultura familiar para a merenda escolar com a utilização dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Ministério da Educação (PNAE). "A finalidade é fomentar a economia com a valorização da agricultura, além de contribuir com alimentação de qualidade e hábitos saudáveis", disse.
A Secretaria de Agroeconomia fornece apoio aos agricultores familiares com preparo da terra, coleta do solo para análise, apoio na compra de sementes, doação de calcário e adubo, maquinários, consultoria técnica, suporte para transporte de insumos e sementes, entre outros. Em contrapartida, a rede pública oferece aos seus alunos produtos saudáveis e isentos de agrotóxicos.