Foto: Ana Chaffin
As escavações para a instalação da ponte vão começar
Começou na tarde desta terça-feira (15) a mobilização para a instalação da quarta ponte pré-moldada sobre o Canal Fábio Franco, na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santana, no Miramar. A prefeitura conseguiu da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) a autorização provisória para a retirada dos trilhos para que as obras sejam efetuadas no local. A informação é do secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, que lembrou que a autorização é necessária porque a área é de responsabilidade da FCA.
No local, a intervenção será maior, porque para instalar a ponte será preciso a retirada de parte dos trilhos durante a obra.
A autorização da FCA chegou ao município na tarde de segunda-feira (14) e na manhã da terça-feira (15) estiveram no local o engenheiro Sérgio Santos, da Semop, o engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar, e Edipe Cherenne Filho, da equipe técnica da Ferrovia Centro-Atlântica. Segundo Edílson Ferreira, a FCA compreendeu a necessidade emergencial das obras de macrodrenagem da região e, depois da mobilização, na próxima quinta-feira deverão ser iniciadas as escavações para a instalação da ponte. A retirada e a posterior colocação dos trilhos será feita por trabalhadores especializados da FCA, porque requer um trabalho específico.
Edílson Ferreira disse que se o tempo continuar bom, o prazo de instalação da ponte, de dois meses, será cumprido para que a linha férrea possa ser liberada, já que ela é importante para a FCA para a circulação da linha de inspeção da ferrovia. O engenheiro lembrou que as placas pré-moldadas que vão compor a nova ponte já estão em fase final de construção no canteiro de obras da empresa. A nova ponte terá o mesmo tamanho das outras já instaladas sobre o canal.
Será enviado um ofício para a Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), solicitando o apoio para o desvio do trânsito no local. “Essa ponte vai requerer um tempo maior de instalação, não só pelas complicações no trânsito, mas também porque terão que ser feitas intervenções sob a linha férrea”, disse o representante do consórcio CBPO/Zadar.
As obras de instalação da quarta ponte sobre o Canal Fábio Frâncio são importantes para aumentar a vazão das águas pluviais. De acordo com o engenheiro Sérgio Santos, com a instalação das três pontes já diminuíram consideravelmente os alagamentos naquela região e com a quarta ponte isso vai melhorar ainda mais. Além disso serão instaladas mais quatro bombas com capacidade para escoar 500 litros de água por segundo cada, para auxiliar as duas já existentes na elevatória da Télio Barreto, totalizando quatro mil litros por segundo.
Obras aumentam o fluxo das águas pluviais no canal de dois metros para 5,20 metros
No Canal Fábio Franco já foram instaladas três pontes pré-moldadas, todas nas passagens de nível entre o centro da cidade e os bairros Miramar e Visconde de Araújo. A última foi na passagem próxima à Comunidade da Linha, nos Cajueiros. As obras aumentaram o fluxo das águas pluviais de apenas dois metros, para 5,20 metros, melhorando o escoamento de toda região próxima ao Canal Fábio Franco.
As obras fazem parte da primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem da cidade e vão beneficiar os bairros mais atingidos pelos alagamentos, na região do Sol y Mar e Riviera. Nessa primeira fase, a administração municipal investe R$ 40 milhões. O Programa Água Limpa tem prazo de conclusão de quatro anos, e o investimento da prefeitura no programa é de R$ 277 milhões.
Além de instalar as quatro pontes sobre o Canal Fábio Franco, o Programa Água Limpa também acontece na rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin, onde começam as mobilizações para a construção de um canal com seis metros de largura por dois metros de altura. Será totalmente refeito, na avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna), um canal de escoamento, com formato retangular e em concreto armado. Hoje, o canal - canalizado com tubulação Armco, de 2 mil milímetros – está com alto grau de assoreamento e rompimento em vários trechos, impossibilitando o escoamento da água.
O Programa Água Limpa, que envolve a macrodrenagem e saneamento do município, tem como objetivos eliminar os alagamentos que ocorrem em pontos críticos, principalmente nas áreas mais baixas, e coletar 100% do esgoto das residências, direcionando esse esgoto para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). As obras são de longo prazo, para resolver definitivamente os problemas dos alagamentos e do esgoto em toda a cidade e projetadas para acompanhar o crescimento de Macaé pelos próximos 20 anos.