Disposta a volta ao Grupo 1 do Carnaval macaense, a G.R.E.S. Águia Dourada foi a sexta agremiação a desfilar na Passarela do Samba, na madrugada deste domingo (03). Com o enredo “Quilombos da nossa terra”, a escola entrou na avenida com 200 componentes e um tripé, empolgando o público na Linha Verde.
De acordo com o presidente da agremiação, Benedito Ludgero, a escola retratou na avenida a história dos quilombos e como eles se organizavam mantendo as suas tradições.
- Muitos quilombos ficaram famosos por conta de líderes que buscavam a união e a liberdade. Levamos para a avenida a história dos quilombos e como os negros traziam dentro de si a fé nos orixás e os anseios de liberdade - disse ele, acrescentando que a Princesa Isabel foi citada por conta da Lei Áurea que pôs fim à escravidão no Brasil.
Com as cores vermelha, branca e dourada, o símbolo da escola é uma águia dourada e as iniciais da escola. Os carnavalescos são William e Paulinho e os compositores do samba-enredo Henrique, Cláudio e Michel.
A próxima escola a entrar na Passarela do Samba é a Unidos dos Estudantes, que encerra o primeiro dia de desfiles. Marcaram presença o secretário de Turismo Marco Maia, o secretário de Comunicação Social, Rômulo Campos, o secretário de Marketing e Relações Públicas, Décio Braga, entre outras autoridades.
O Carnaval é promovido pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) com o apoio da prefeitura, que disponibiliza toda estrutura de saúde, com posto médico; de segurança, com a Guarda Municipal e de orientação ao trânsito, com a Macaé Trânsito e Transportes. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e as polícias Civil e Militar dão suporte ao evento.