logo

Alerta do Cemaden sobre risco de incêndios florestais

04/08/2025 20:05:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom | Bruno Campos

Confira as orientações para evitar atitudes que podem causar incêndios

A Secretaria Executiva de Defesa Civil de Macaé recebeu um comunicado do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) que a região se encontra em risco muito alto para incêndios florestais nos próximos dias. De acordo com registros, Macaé está sob alerta laranja devido à baixa umidade relativa do ar. Diante disso, algumas estações meteorológicas monitoradas pela Defesa Civil já registraram nesta segunda-feira (4) valores abaixo de 40%.

No mês de agosto, normalmente a umidade relativa do ar costuma ser baixa, com pouca chuva em grande parte do Brasil. A recomendação é se proteger durante esse período seco, que pode acarretar desconforto, problemas respiratórios e aumentar o risco de incêndios. As altas temperaturas, o tempo seco e a baixa umidade aumentam significativamente as chances de focos de fogo em áreas de vegetação.

As orientações para evitar atitudes que podem causar incêndios são; não colocar fogo em lixo ou entulho, não jogar bitucas de cigarro em áreas com vegetação; não soltar balões (essa prática é crime ambiental) e também não usar fogo para limpar terrenos.

A combinação de prolongada falta de chuva, umidade baixa e tempo quente favorece aumento das queimadas. Diante disso, as equipes da Defesa Civil estão em alerta e em prontidão para atuar nas ocorrências necessárias. Todavia, o Secretário Executivo da pasta, Joseferson de Jesus, destaca que:


“a colaboração da população é fundamental para prevenir e proteger vidas, o meio ambiente e também o patrimônio natural de Macaé”.



Em caso de emergência entre em contato com a Defesa Civil, por meio dos telefones: 199 ou pelo whatsapp (22) 99103-4275.

Dicas:
Hidratar com a ingestão de bastante água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede.

Evitar atividades físicas e exposição ao sol, principalmente entre 11h e 15h, quando o tempo está mais seco e quente.

Umidificar o ambiente usando umidificadores, toalhas molhadas ou recipientes com água em locais fechados.

Proteger as vias respiratórias utilizando soro fisiológico para hidratar o nariz e os olhos.

Abrir as janelas para melhorar a circulação do ar e manter o ambiente ventilado.

Evitar locais fechados e cheios, pois em períodos de baixa umidade, locais com muitas pessoas podem intensificar os sintomas respiratórios.