Com o objetivo qualificar pedagogos e professores da educação infantil no desenvolvimento de habilidades nas crianças que favoreçam o processo de alfabetização, a Secretaria Municipal de Educação abriu às 18h, desta segunda-feira (23), a primeira turma do curso de extensão “Consciência Fonológica para professores”. A valorização da alfabetização é uma das metas da secretaria para este ano. O curso integra um conjunto de ações com esse fim, como o Simpósio de Alfabetização realizado em junho.
“Promovemos pós-graduações, seminários, grupos de estudo, mesas redondas e simpósios voltados para a valorização do processo de alfabetização. A reedição deste curso é mais uma oportunidade para os profissionais da rede se qualificarem, inclusive para os que ingressaram neste semestre através do último Concurso Público da secretaria de Educação. Certamente, eles irão atender ainda melhor nossas crianças nessa fase importante do aprendizado”, destacou a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
No ano passado, foram qualificados sessenta profissionais das séries iniciais do ensino fundamental em duas turmas. Para este ano, além dos 35 pedagogos e professores da educação infantil que iniciaram as aulas nesta semana, estão abertas mais trinta vagas na segunda turma, que terá início no dia 27 de setembro e se estenderá até 25 de outubro.
A coordenadora do projeto, Thaís de Oliveira e Silva Coimbra, informou que houve a necessidade de abertura de novas turmas, porque a procura foi muito grande. Tendência também verificada pela subsecretaria de Educação Infantil. “Pesquisas têm mostrado que o trabalho de consciência fonológica é de muita importância para o aprendizado da leitura e da escrita. Buscamos apresentar esse conhecimento para alcançarmos o objetivo de melhoria da aprendizagem”, completou a fonoaudióloga especialista em Linguagem.
“Quanto antes o professor detecte uma dificuldade, mais fácil será para a criança superá-la quando encaminhada ao especialista, facilitando que ela dê continuidade ao seu processo de aprendizagem. É um trabalho de intervenção precoce e um recurso facilitador para a alfabetização. Nosso objetivo é atingir toda a rede”, explicou Thaís, que atua na rede municipal há oito anos.
A professora de classe de alfabetização da Escola Municipal de Educação Infantil Almir Francisco Lapa, no Aeroporto, Débora Ferreira Bento, que entrou na rede municipal de Educação neste semestre, procurou o curso para aprimorar seu desempenho. “Acredito que o conteúdo vá me ajudar a lidar com alunos que apresentam algumas dificuldades, o que me dará mais segurança para atuar em sala de aula”, disse.
As aulas acontecem às segundas-feiras, das 17h30m às 20h, no terceiro andar do prédio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária. O primeiro grupo concluirá sua formação em 20 de setembro. Um dos conteúdos trabalhados durante o curso será a elaboração de atividades para desenvolvimento de habilidades de detecção do som, localização sonora, discriminação auditiva, reconhecimento e compreensão dos sons e memória auditiva.
As inscrições para a segunda turma podem ser feitas, das 9h às 17h, na Secretaria de Pós- graduação e Extensão, localizada no terceiro andar do prédio da Funemac, na Cidade Universitária, pelo e-mail seciapp@funemac.edu.br, ou na sala 41 da secretaria de Educação, rua Antero Perlingeiro, 402, no Centro.
Outros cursos
Ainda há vagas para os cursos: "O que é filosofia?", previsto para começar na última quarta-feira, 18, mas transferido para o próximo dia 1º de setembro; “Diversidade Sexual na Escola e gravidez na adolescência” e “O trabalho com a imagem e o texto na Educação Contemporânea”. Também estão com inscrições abertas o curso “Formação pela Escola- Competências Básicas e o Módulo Temático Fundeb”, na sala 22 da secretaria de Educação ou pelo e-mail tutoresmacae@yahoo.com.br. Além disso, os interessados no curso de “Educação Ambiental e Agenda 21” também podem se inscrever até o dia 25 no site da Cederj. As aulas serão ministradas no pólo do Cederj de Macaé.