Foto: Bruno Campos – Arquivo Secom
Foco é para que o hábito de se alimentar de forma saudável seja mantido mesmo em período de aulas suspensas
Mesmo em período de recesso escolar, que será encerrado na sexta-feira (24), o blog www.educacaonaopara.com conta sugestões de vídeos, histórias e leituras para a família. Uma das novidades é a aba da “Alimentação Escolar”, que disponibiliza textos direcionados com orientações na prática de alimentação saudável. Os materiais abordam assuntos sobre o cardápio diferenciado de alunos com diabetes, intolerância à lactose ou alergia do leite de vaca, soja, ovo e restrição ao glúten. Até março deste ano, 617 alunos de 94 unidades foram cadastrados para receber cardápio adequado à sua necessidade.
O conteúdo elaborado pela equipe de nutricionistas exibe temas como “Cuidados com a alimentação em tempos de pandemia”, com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e boas práticas de higiene, além do enfoque sobre a importância da inclusão das crianças no preparo das refeições, ação que pode contribuir com exercícios de Matemática, leitura-escrita e Ciências-Biologia. A aba também conta com a “Conversa sobre alimentos”, com foco para alimentação adequada em todas as etapas da vida, especialmente a infância, apresentação das categorias de alimentos: in natura (frutas), alimentos minimamente processados (arroz e feijão), alimentos processados (queijo) e produtos ultraprocessados (margarina e refrigerante). Também podem ser encontrados “Os 10 passos para uma alimentação saudável”, que fazem parte do Guia de Alimentação para População Brasileira, além de informações sobre o consumo e ingestão de água.
A finalidade das orientações no blog, que também serão disponibilizadas pelas escolas, é que o cuidado com alimentação seja considerado, e que o auxílio emergencial de R$ 200 para o aluno matriculado na rede municipal, seja utilizado para apoio da alimentação do aluno em casa, incluindo os estudantes com patologias.
Segundo a coordenadora de Nutrição Escolar, Rosane Nunes, as ações da equipe visam ainda que os alunos, consumam alimentos saudáveis que promovam o crescimento e desenvolvimento adequados. “A proposta é que eles aprendam a fazer escolhas saudáveis para sua alimentação rotineira, dentro e fora do ambiente escolar também”, destaca. Ela lembra que o projeto Bolsa Alimentação estabelece auxílio emergencial para os estudantes das escolas municipais, em decorrência da situação de emergência estabelecida a partir da pandemia de coronavírus. O valor mensal por aluno tem como objetivo garantir que os estudantes municipais tenham condições de se alimentar no período em que as aulas estão suspensas.