Foto: Kaná Manhães
Prefeitura oferece merenda especial para alunos com alergia a glúten, diabetes e intolerância à lactose
Oferecer merenda especial e diferenciada para estudantes com patologias como alergia a glúten, diabetes e intolerância à lactose. Esta é uma das ações executadas pela prefeitura de Macaé, que por meio da Secretaria de Educação vai ministrar o treinamento especial para as merendeiras que atuam na rede municipal de ensino. A capacitação vai acontecer esta semana – nesta terça e quarta- na Escola Municipal Professora Letícia Peçanha e nas unidades municipais Sana e Pedro Adami, das 8h às 17h.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o município já atua conforme Programa Nacional de Alimentação (PNAE) com a finalidade de oferecer ao estudante um cardápio nutricional de qualidade, que contribui para o processo ensino-aprendizagem.
- Uma das prioridades da rede municipal é disponibilizar merenda escolar, conforme previsão da Lei 11.947 de 16 de junho de 2009, que sugere o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, explicou.
O principal objetivo é garantir o crescimento e o desenvolvimento dos alunos , além da melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica como os que têm diabetes e outras restrições alimentares.
A realização do curso atende a uma determinação do PNAE, que prevê a realização de cursos de atualização para profissionais ligados à merenda.
- Para o encontro, técnicos da Coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e da empresa que fornece a merenda para o município vão enfocar os temas "Boas práticas de atendimento adequado ao cardápio", e "Cardápio para alunos portadores de patologias como diabetes, obesidade , intolerância à lactose e até colesterol com índice alto”", ressaltou a coordenadora de Nutrição da Secretaria de Educação, Dina Reis.
De acordo com ela, a prática de uma alimentação saudável visa também a prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.
- Percebemos que com o passar dos anos é cada vez maior o número de crianças e adolescentes obesos, com colesterol alto ou com algum problema restritivo alimentar. Por isso, as ações executadas pela rede municipal são de suma importância, destaca .
No roteiro do curso também estão as temáticas sobre aquisição de alimentos de qualidade, estocagem e preparo/manuseio com adequadas condições higiênicas e sanitárias até consumo, coleta e utilização adequada de equipamentos.
Hoje, a rede municipal de ensino oferece 50 mil refeições por dia para 36.029 alunos. A merenda escolar consiste em café da manhã, almoço e lanche da tarde para as unidades com horário integral , além de café da manha e almoço ou almoço e lanche da tarde, para as escolas que funcionam em horário parcial. Já as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem jantar.
A Prefeitura executa ainda programas como testes de aceitabilidade nas escolas, a formação continuada para os professores orientadores com ênfase em temas como “alimentos industrializados” e também o cumprimento da Lei Federal 11.947, que determina a compra de produtos de pequenos produtores para a merenda escolar.
A Secretaria de Educação está, ainda, realizando os acertos finais para que a partir do próximo semestre, a Prefeitura atenda as determinações da Lei 11.947, que destina, no mínimo, 30% dos recursos da merenda na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar.