logo

Alimentação saudável é meta da E.M.E.I. Christos Kousolas

16/05/2011 11:07:25 - Jornalista: Assessoria Educação

Trabalhar a importância da ingestão de alimentos saudáveis e distinguir quais são os principais e os melhores aproveitados pelo organismo. Estes são os objetivos do projeto que está sendo desenvolvido pela Escola Municipal de Educação Infantil Christos Jean Kousolas, na Nova Holanda.

Com 370 estudantes, a unidade está desenvolvendo o projeto de Alimentação Saudável. Para isso, na terça-feira (17), 180 alunos das turmas de Educação Infantil vão se integrar à Oficina dos Sentidos. A programação, que acontece das 9h às 11h e das 14h às 16h30, vai marcar a Semana de Alimentação Escolar, que se estende entre os dias 16 e 20.

Segundo a diretora da unidade, Rosane Vieira Botelho, a atividade consiste em uma gincana onde os professores vão trabalhar com a garotada os órgãos do sentido. “Será uma dinâmica pra lá de entusiasmada em que as crianças terão a oportunidade de diferenciar através do olfato, tato e visão diversificadas frutas. Além disso, os participantes vão conhecer de perto toda a trajetória dos alimentos, desde a entrada pela boca, o aproveitamento dos nutrientes e vitaminas pelo organismo até a liberação das fezes feita pelo intestino”, diz.

Entusiasmada, a diretora observa ainda que o projeto visa estimular as crianças para a escolha de alimentos mais saudáveis. “Mesmo não tendo acesso a alimentos em excesso, eles vão aprender quais são os melhores alimentos como verduras e legumes e o valor das frutas e verduras para o organismo”, avalia

Mais atividade- A E.M.E.I. Christos Jean Kousolas também vai realizar na sexta-feira (20), a coleta do “Sacolão do Christos”. Segundo Rosane Botelho, durante todo o mês de abril os pais e responsáveis foram mobilizados a arrecadar um legume para que as crianças provem e conheçam cada um.

Segundo a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco,,através de projetos pedagógicos como estes, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) se volta para alertar crianças e pais quanto a importância de ingerir alimentos com qualidade e não por quantidade. “Este projeto é importante, pois vai servir de orientação na hora de escolher os alimentos para saciar a fome enquanto crianças e adultos”, salienta.