Foto: Kaná Manhães
Produtos são levados para um galpão do Parque de Exposições Latiff Mussi e, depois de separados, são entregues.
A prefeitura de Macaé já iniciou esse ano a distribuição de produtos agrícolas para a merenda escolar. Pela terceira semana seguida, nesta segunda-feira (5) cerca de cinco toneladas de produtos foram levados do campo para um galpão da Secretaria de Agroeconomia no Parque de Exposições Latiff Mussi. De lá, depois de separados, os alimentos seguem para as 107 escolas da rede pública municipal de ensino.
Desta vez foram entregues banana, alface, salsa, cebolinha e abóbora. Cerca de 50 produtores do município são beneficiados pela sanção da lei federal 11.947/2009, que determina a aplicação de 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na agricultura familiar, visando promover o desenvolvimento regional sustentável.
- Esse projeto começou no ano passado. Os alimentos chegam na véspera, são separados, e logo depois são transportados para as unidades escolares, seguindo o cardápio estabelecido nos colégios - disse Miria Martins, diretora administrativa da Cooperativa da Agricultura do Município de Macaé (Coopmac), responsável pelo cadastramento e organização dos produtores que participam do programa.
Alexandre Valadares Ramos, produtor de hortaliças do quinto distrito, participa desde o início. "Isso ajuda muito os produtores rurais. Acredito que de 30 a 40% de toda a minha produção sejam destinados para a Cooperativa", revelou.
- Com esta medida fomentamos a agricultura familiar e atendemos aos estudantes com produtos de qualidade, limpos, sem agrotóxicos e embalados. O principal é que os agricultores familiares sejam beneficiados, pois a prefeitura compra 30% de alimentos produzidos no município. Isso é um grande passo para o desenvolvimento do setor agrícola – disse o Secretário de Agroeconomia, George Jardim.