Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, no Frade, na região serrana de Macaé, foi uma das vencedoras da 1ª etapa do concurso “Escrevendo o Futuro”, da Fundação Itaú. Ela irá ao Rio de Janeiro participar de Oficinas de Redação, organizadas pela Fundação para aprimorar o texto e participar da segunda etapa do concurso. Carla é uma das três representantes do Estado do Rio de Janeiro que teve o trabalho classificado.
Segundo informações da diretora do colégio, Maria Cristina Tostes Negrellos, toda a comunidade escolar do Ivete Santana de Aguiar está comemorando a classificação da aluna. “Para nós é um orgulho termos uma aluna classificada em um concurso desse tipo, que envolve a participação de alunos de várias partes do Estado e do País. Isso é resultado de um trabalho sério que os professores de língua portuguesa de nosso colégio vêm desenvolvendo”, diz a diretora.
Segundo informações da professora de língua portuguesa da aluna, Maria Luíza Alves da Silva, ela acompanhará Carla Marinho ao Rio de Janeiro, para participar das Oficinas de Texto, nos dias 2, 3 e 4 de outubro. Elas ficarão hospedadas, por conta da Fundação Itaú, no Othon Palace Hotel. A professora também participará de oficinas, após as quais serão escolhidos os textos finalistas.
Maria Luíza informou que o concurso acontece há três e os organizadores são exigentes. Conforme ela, o evento tem como objetivo o aprimoramento da língua portuguesa. Maria Luíza sempre inscreve seus alunos para participarem. São três as categorias: poesia, memórias e textos de opinião. Para trabalhar com os alunos do colégio do Frade, Maria Luíza escolheu a poesia, que foram feitas na sala de aula. Depois, a professora enviou o trabalho de Carla, que foi escolhido com outros dois do Estado.
- Na segunda etapa, ela vai concorrer com participantes de outros estados. Serão escolhidas, primeiramente, três de cada categoria. Se for escolhida para ir à final, ganha um computador e, se ganhar o concurso, há um prêmio de 30 mil reais da Fundação para custear os estudos. Esse dinheiro é liberado pelo Itaú durante os anos letivo. A escola também recebe um prêmio de 7 mil reais para equipar a biblioteca e, ainda, dez computadores. O texto de Carla é muito bom, com utilização, inclusive, de figuras de linguagem. Como a aluna reside em frente à Represa do Frade, sua poesia tem como tema “O lugar onde vivo” e o título de “Represa do Frade”.