Numa parceria entre as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, será realizado na próxima quarta-feira (29), das 13h às 17h, o "CTA Itinerante", na sede do projeto Espaço Mulher, localizado na Rua da Igualdade, 890, Imbetiba. Serão oferecidas palestras e teste rápido para Hepatite B, C e Sífilis para as alunas dos cursos de geração de renda.
De acordo com a diretora técnica do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa DST/Aids, Isabel Alves, além de focar na vacina contra as hepatites, principalmente, as alunas que irão atuar como manicure e cabeleireira, será lembrado o Dia Nacional de Luta contra Sífilis.
Entre os meses de maio a agosto de 2014 o CTA realizou 898 testes para sífilis, dos quais 122, ou seja 13,58%, obtiveram resultados positivo. “Após este resultado positivo é solicitado outro exame (VDRL) e, em caso positivo novamente, o paciente é encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), para tratamento”, disse Isabel, acrescentando que o (a) parceiro (a) também de fazer o tratamento.
A orientação do programa é de que todas as pessoas que tiverem relação sem preservativo deve fazer o teste para sífilis, principalmente as gestantes, que podem transmitir a doença para o bebê. Durante o pré-natal a gestante deve fazer três testes para sífilis e, em caso positivo, ela e o parceiro são tratados para evitar a recontaminação e a transmissão para o bebê.
O coordenador do Programa, Washington Dutra alerta que a criança contaminada pode ter sequelas sérias como retardo mental, cegueira, surdez entre outras.
- A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis congênita -, frisou.
Ele acrescentou que a doença na fase secundária tem como sintomas manchas escuras na palma das mãos e na planta dos pés.
A ação promovida pelo Programa DST/AIDS, em conjunto com a Subsecretaria de Políticas para Mulheres, tem o intuito de levar informação e serviços para as alunas. O CTA Itinerante é uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento que realiza ações de prevenção e diagnóstico fora da unidade de saúde. O objetivo é facilitar o acesso de vários testes.
O Programa Municipal DST/Aids funciona na rua Velho Campos, 354, no Centro. Podem ser feitos na unidade os exames sorológicos de Anti-HIV, VDRL (sífilis) e Hepatites B e C. Os testes estão disponíveis de segunda a sexta-feira de 9h às 11h30 e de 14h às 16h.