logo

Alunas de Matemática da FeMASS são aprovadas para Mestrado na UERJ

18/12/2020 15:24:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Acervo pessoal das alunas

Na expectativa de iniciar o mestrado em 2021, Mariana e Illana se orgulham da faculdade municipal

O curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) está comemorando a aprovação das alunas egressas Mariana Daflon de Andrade e Illana Mendonça de Carvalho, no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), do campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em Nova Friburgo. Atualmente, o curso conta com 125 alunos que, brevemente, estarão no mercado de trabalho em Macaé e região.

A Licenciatura Plena em Matemática foi iniciada em 2016, com 51 alunos. A primeira turma se formou em março deste ano, com sete estudantes. Desse grupo, Mariana e Illana conseguiram aprovação no mestrado em Modelagem Computacional. De acordo com registros da FeMASS, ambas tiveram desempenho acadêmico acima da média, responsabilidade e compromisso para cumprir os créditos.

Na expectativa de iniciar o mestrado no início de 2021, Mariana e Illana se orgulham dos bancos da faculdade municipal. Elas participaram do projeto de extensão "Recursos Didáticos e a Álgebra no Ensino Fundamental II: Uma proposta de ação na educação de Macaé" em três escolas municipais.

Illana apresentou o trabalho de conclusão de curso (TCC) "A importância de metodologias diferenciadas para o ensino da matemática na educação de jovens e adultos no município de Macaé-RJ ". Já Mariana abordou "Avaliação Externa e o seu lugar na sala de aula em uma escola referência no município de Macaé-RJ".

As jovens macaenses concluíram a Licenciatura em Matemática no fim de 2019. Atualmente elas são professoras da rede privada de ensino de Macaé. As duas ressaltam a importância da FeMMASS na trajetória acadêmica e pessoal. As estudantes enalteceram a seriedade e a excelência da instituição.

Histórias de dedicação

A trajetória das duas alunas é marcada por dedicação nos estudos. Mariana, que estudou nas escolas municipais Professor Antônio Alvarez Parada, Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão e Instituto Federal Fluminense (IFF), estagiou no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro e Colégio Aplicação (CAp). Já Illana, que estudou no Ensino Médio na Escola Técnica José Rodrigues da Silva, também passou por estágio e, antes de entrar na faculdade, decidiu ser professora.

O coordenador do curso de Matemática, professor-doutor, Sérgio Gonçalves, ressalta que prosseguir os estudos em cursos de pós-graduação é fundamental para aprofundar o aprendizado da graduação e ampliar o conhecimento. "Estender os estudos em um mestrado capacita para o exercício da atividade profissional, abre possibilidades para melhores condições de inserção no mercado de trabalho e, também, aumenta o interesse em continuar os estudos. Acredito na educação como um instrumento de transformação da sociedade", observa.

A Licenciatura em Matemática, que teve sua primeira turma formada no dia 6 de março deste ano, também ganhou reconhecimento do Conselho Estadual de Educação (CEE-RJ) após avaliação da comissão técnica, em visita realizada em novembro de 2019. Devido ao distanciamento social, este ano a faculdade municipal não ofereceu vestibular próprio com provas presenciais para 50 vagas disponíveis. O ingresso será somente com os candidatos utilizando a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com exceção da suspensão das aulas em função do distanciamento social, o curso funciona na modalidade presencial, em quatro anos de duração, em horário noturno, de segunda a sexta-feira, a partir das 18h. A FeMASS é pública e gratuita e oferece, também, os cursos de graduação de Sistemas de Informação, Administração e Engenharia de Produção. Funciona no bloco A da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas