As alunas do curso de berçarista da Secretaria de Educação de Macaé, promovido pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP), entraram em mais uma etapa de seu treinamento. Nesta segunda-feira (19), elas visitaram a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Arlete Ribeiro José, no bairro Miramar. A escola atende a 65 crianças na faixa etária de 3 a 4 anos de idade e conta com oito professoras.
De acordo com a diretora da escola, Rosângela Pontes da Cruz, que acompanhou toda a visita, o curso é de extrema importância para a qualificação profissional voltada para esse setor. “Acho importante esse trabalho porque capacita as professoras para cuidar melhor das nossas crianças”, elogia.
A professora Vera Lúcia Ribeiro, uma das alunas do curso de berçarista, demonstrou talento para lidar com as crianças, brincando e ganhando muitos abraços das crianças. “Eu tenho dois filhos praticamente nesta idade, o que facilita muito para mim, acho que é uma responsabilidade enorme cuidar dos filhos de outras pessoas porque você está simplesmente lidando com o tesouro mais precioso dos pais”, destaca Vera que já trabalha em uma creche municipal de Macaé.
O curso de berçarista é um projeto da Secretaria de Educação, que visa preparar profissionais especializados em cuidar de crianças na idade pré-escolar. Ele tem duração de 45 dias, nos horários de 18h30m às 21h, de segunda a sexta-feira, na sede do Cetep, à Rua Alfredo Backer, 363, Centro, próximo ao Corpo de Bombeiros.
Segundo a secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o curso conta, em seu corpo docente, com profissionais de pedagogia, enfermagem, nutrição, fisioterapia e de educação artística. “O curso é dividido em cinco módulos que instruem sobre cuidados com alimentação, higiene, brincadeiras, esclarecimentos sobre o Estatuto da Criança, LDB e do Adolescente e até como lidar com distúrbios como o déficit de atenção, estimulação (que é essencial em bebês), psicomotricidade, além de aulas específicas sobre criação de brinquedos utilizando material reciclado”, explicou.
A professora, Mônica Conceição, que já trabalha na Escola Arlete Ribeiro José, afirmou que será uma das próximas alunas do curso. “Sou professora de educação infantil e acho extremamente importante estar sempre se atualizando para poder cuidar melhor das crianças”, enfatiza.