Professores e alunos conheceram e se divertiram no metrô
Uma aula sobre os trilhos foi a atividade que reuniu cerca de 30 alunos com necessidades educacionais especiais, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão durante esta quinta-feira (5). Esta é a primeira escola da rede municipal a ter acesso ao projeto Metrô Macaé, que envolve passeio coordenado pela equipe da EJA e faz parte do projeto do segundo bimestre, “Conhecendo Macaé”.
Na oportunidade, os estudantes tiveram informações sobre o sistema de transporte, o trajeto percorrido e os cuidados nas plataformas de embarque e desembarque. Para a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, esta é uma oportunidade para que os alunos tenham noção de como será futuramente a operação do VLT.
— Os estudantes, tanto do ensino regular como os com necessidades educacionais especiais, estão participando de aulas diferentes voltadas para o reconhecimento e pertencimento do município de Macaé. Esta é uma forma de reforçar a qualidade do ensino e destacar ainda mais a cidadania — acredita.
A coordenadora da EJA, Sílvia Martins, destaca que o sistema VLT não será apenas um passeio, mas um aprendizado para os alunos. “O projeto “Conhecendo Macaé” abrange atividades em locais diversos do município como os bairros mais populosos, monumentos históricos, a Serra, área comercial da cidade e shoppings. Os alunos com necessidades especiais educacionais estão cada vez mais entrosados com a cidade. No entanto, um dos pontos positivos é que eles multiplicam este conhecimento para os familiares e amigos”, ressalta.
A professora Luciana do Nascimento da Silva falou sobre a importância do trabalho com os estudantes com necessidades educacionais especiais. “Esta é mais uma ação voltada para integração e socialização dos alunos, que estão conhecendo e reconhecendo locais do município”, disse.
Durante a programação para conhecer o VLT, os alunos viram de perto a maquete do projeto, souberam informações sobre o novo sistema de transporte, etapas de implantação e aproveitaram para conhecer a cabine de controle. Uma das mais animadas foi a aluna Amanda da Silva. “O VLT é muito bonito e espaçoso. Quero passear aqui sempre”, planeja Amanda.
Emocionado, o coordenador operacional do VLT, José Carlos Rogel, comentou que a visita dos estudantes com necessidades especiais da EJA foi um aprendizado. “Eles são curiosos, atentos e mostram muita energia e vontade de aproveitar todos os momentos da vida”. O operador do VLT lembrou também que, este ano, outras visitas foram realizadas, como a dos estudantes do Senai e do Colégio Estadual Irene Meireles.
A rede municipal de ensino segue as novas orientações do Ministério da Educação (MEC) quanto à educação especial, atendendo alunos com necessidades educacionais especiais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) diurna em escola regular com acompanhamento especializado no contraturno.
VISITAÇÃO – A visitação guiada na antiga Estação Ferroviária acontece mediante agendamento prévio de instituições de ensino, associações de moradores e outros grupos. Para conhecer o sistema de transporte VLT, basta solicitar a visita ao Fundo Municipal de Transporte e Trânsito, situado na própria estação, ou ligar para o número 2772-4055.