Alunos conhecem agricultura familiar no Dia Mundial da Alimentação

17/10/2012 16:09:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Joice Trindade

Estudantes visitaram locais de produção de gêneros alimentícios

O Dia Mundial da Alimentação na rede municipal de ensino, nesta terça-feira (16), foi marcado por visitas a locais de produção de gêneros provenientes da agricultura familiar, que fazem parte do cardápio da merenda escolar. Cerca de 500 estudantes de 22 escolas do segmento Infantil e Fundamental estão envolvidos na programação, que segue até a próxima sexta-feira (19). Esta é a chance que os alunos têm de participar de uma aula diferente, onde visitam o campo, conhecendo produtos agrícolas que compõem o cardápio das unidades de ensino e também de ter contato com alguns animais, como aves e coelhos.

Entre as escolas municipais que fizeram parte do lançamento da semana nesta terça-feira (16) estão: Eda Daflon, em que 40 alunos foram ao Assentamento Celso Daniel; Antônio Alvarez Parada e Jacyra Tavares Duval, foram à Cooperativa de Leite, Cooperativa Agropecuária de Macaé e Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial da Agricultura Familiar dos Produtores e Trabalhadores Rurais do Assentamento Prefeito Celso Daniel (Coapem) e Professora Letícia Peçanha, em que 20 alunos do 5º ano passaram pelo Sítio Rancho Hidropônico, de Córrego do Ouro. A série de eventos da Semana em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação tem como objetivo sensibilizar os alunos quanto à importância do consumo de alimentos produzidos na região e despertar o interesse para as atividades agrícolas e estimular, em sala de aula, a abordagem do tema relacionado à alimentação escolar.

De acordo com o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, a programação também é de extrema importância para informar aos estudantes sobre o papel das cooperativas agrícolas na garantia da segurança alimentar e na redução de problemas como o desperdício de gêneros alimentícios e qualidade de vida. O tema da Semana em Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação é “Ação das cooperativas agrícolas na garantia da segurança alimentar e na redução da pobreza”. A semana também serve para enfatizar o trabalho de Macaé, diante do cumprimento da Lei 11.947/2009:

— A determinação prevê o emprego da alimentação saudável e adequada na merenda escolar. Esta lei tornou obrigatória a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de gêneros da agricultura familiar, cumprindo assim a determinação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) — ressaltou o secretário.

Prova do encantamento que a atividade gerou, foi a alegria dos 20 alunos do Colégio Municipal Professora Letícia Peçanha, que visitaram o Sítio Rancho Hidropônico. Os estudantes assistiram à mini-palestra ministrada pelo proprietário do local, Alexandre Valadares Ramos. Na oportunidade, ele explicou que as mudas da horta hidropônica só recebem água limpa durante 24 horas e nenhum tipo de agrotóxico e cloro. “As mudas ficam 35 dias na bandeja e 10 dias no berçário. Depois de 28 dias podemos fazer a colheita. Se fosse em hora de campo (terra) este processo demoraria 70 dias”, falou.

Entre os mais curiosos na aula, estavam os alunos Patrick Souza, Juan Aguiar, João Vitor Moreira e Sadraque Ribeiro de Oliveira. Os garotos tiveram a oportunidade de estar pela primeira vez em uma horta hidropônica, que conta com sete galpões em uma extensão de dois lotes e produz 700 pés diários de gêneros como alface, chicória, salsa, agrião, hortelã e cebolinha. “Nunca tinha visto isso. É muito legal ver esta água passando e alimentando as mudas. Hoje também vi a diferença entre a horta do campo e da água. Vi coelhos, galinhas. Foi muito legal”, disse o animado Sadraque. Muito atento às observações do produtor, o jovem Juan Aguiar admitiu que irá comer mais frutas e verduras. “Gosto muito de tomate, alface e banana. Mas depois que conheci esta horta vou falar com minha mãe, pois vou querer comer muito mais verduras e legumes”, falou.

Para o produtor Alexandre Valadares Ramos, receber os alunos da rede municipal é um presente. “Trabalho há um ano e meio com meus pais. Perdemos toda a nossa terra em Teresópolis, depois da tragédia. Mas, em Macaé estamos conseguindo nos reerguer. Forneço produtos para a rede municipal de ensino, alguns restaurantes e hortifrutis”, disse.

PROGRAMAÇÃO – O cronograma segue com visitas de alunos de diversas unidades de ensino ao Assentamento Celso Daniel, a cooperativa Coapem e a Horta Hidropônica. A Semana em Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação também está contando com a alegria dos contadores de histórias da rede municipal e a participação da Biblioteca Volante nas escolas de Educação Infantil. Eles contam histórias que destacam alimentos e apresentam a simulação de uma feira de frutas e verduras. No final do evento, os alunos têm a oportunidade de degustar mesas de “Alimentação Saudável”, com frutas diversas.

— Estamos muito felizes com o envolvimento dos alunos e professores. São 160 alunos por dia nos locais que fazem parte da programação e vamos continuar no trabalho em prol da alimentação saudável. Também estamos atuando na produção de um manual com o “per capita” das refeições que devem ser servidas para cada segmento de ensino — finalizou a coordenadora de Nutrição Escolar, Dina Freitas, que estava acompanhada da presidente interina do Conselho de Alimentação Escolar, Vânia Lopes.


Fotos Relacionadas