logo

Alunos da EJA promovem Café Literário no Samuel Brust

22/06/2011 10:22:57 - Jornalista: Carlos Fernandes

Os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Municipal Professor Samuel Brust promoveram, na segunda-feira (20), a 1º edição do Café Literário na escola. O encontro teve como finalidade realizar uma apresentação geral dos trabalhos feitos por eles durante o ano letivo. A exposição realizada pelos estudantes foi dividida em diversos temas, onde cada um pode demonstrar sua criatividade através de mostras teatrais, musicais, de literatura e artes plásticas.

- Apesar do tempo mais curto que os alunos da EJA têm para se dedicar a projetos paralelos, é impressionante ver que eles valorizaram o contato com o universo das artes. Nós temos feito o possível para incluir o aluno como cidadão e iniciativas como a realização do Café Literário só contribui para combater, por exemplo, a violência e a evasão escolar, disse o secretário de Educação, Guto Garcia, que visitou o evento.

Idealizado pela professora de Artes, Irene Monteiro de Castro, o projeto visa integrar familiares e a comunidade escolar, além de despertar o gosto pelas artes em geral. Para isso, foram trabalhados temas como a Literatura de Cordel, a Arte Africana, o Modernismo e a grande obra de Monteiro Lobato, o Sítio do Pica-Pau Amarelo. O sucesso foi tanto que a expectativa é que aconteçam outras edições do evento:

- Além de agradecer aos alunos que se empenharam ao máximo para a realização do Café Literário, temos que ratificar o agradecimento à direção do colégio, porque são incentivos como estes que permitem ao aluno querer sempre mais, disse Irene.

A estudante Jéssica Silva dos Santos, aluna do ciclo A, que se apresentou como a boneca Emília, uma das personagens principais da obra infantil de Monteiro Lobato, afirmou que o Café Literário além de uma exposição cultural, é uma forma de expressar os sentimentos através da arte: “A comemoração que fizemos questão de realizar foi uma homenagem a nossa turma e aos professores também”, enfatizou.

Para a diretora geral do Samuel Brust, Cláudia Márcia de Melo Mattos, o 1º Café Literário marca um novo momento da unidade municipal de ensino: “Esse evento veio culminar a nova fase da escola, com nova diretoria eleita e com o término das obras de reforma. Enfim, é um momento histórico para o Samuel Brust”, finalizou.