logo

Alunos da Escola de Artes apresentam espetáculos de fim de ano

13/12/2005 15:15:55 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Os alunos de Teatro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes vão apresentar duas peças neste final de ano: “A Incrível História de Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada” e “Woyzeck”. Os espetáculos serão apresentados nos próximos dias 16, 17 e 18, no Teatro Municipal e na Câmara de Vereadores de Macaé em horários variados. O preço do ingresso custa, para ambas as peças, R$ 8, aos que pagarem antecipadamente fica por R$ 6. Estudantes e idosos têm desconto de 50%.

A primeira peça, “A Incrível História de Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada” é uma comédia que envolverá 23 atores, na sexta-feira, dia 16, em duas sessões, às 19h e 21h, no Teatro Municipal. Eles são alunos do primeiro ano do curso. Segundo o diretor, Rodrigo Portella, a peça conta a história de Erêndira. Sendo criada pela avó, a menina inadvertidamente põe fogo na casa. E a avó para sobreviver resolve prostituí-la. “Há também uma dose de poesia com música ao vivo”, conta o diretor. A peça tem a duração de uma hora e vinte minutos. A média de idade dos atores é de 20 anos. Estão ensaiando há três meses para esta apresentação, que será a primeira vez que muitos enfrentarão o público.

Dirigido por Ademir Martins, que também é coordenador e professor da Escola de Artes, “Woyzeck” conta a história de um homem ridicularizado e perseguido, além de menosprezado pela sociedade. Sem conforto interior, ele sofre com os deboches. “Isso define a nossa sociedade, que rejeita as pessoas por motivo nenhum”, afirma a coordenadora da Escola, Teresinha Vasconcelos. A peça é um clássico do teatro alemão. A peça será encenada no sábado (17), às 20h, e no domingo (18), às 19h30, na Câmara dos Vereadores.

O grupo optou por montar esta obra pela sua riqueza estética em comunhão com um conteúdo dramatúrgico de profunda reflexão sobre a condição humana. Os atores de Woyzeck estão se formando na Escola neste final de ano. A formatura de 15 alunos será no sábado (17), às 22h, no Teatro Municipal. A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi, está convidando a sociedade macaense a prestigiar estas duas peças. “É um orgulho para todos nós vermos a arte dramática se desenvolvendo a passos largos em Macaé”, comentou Ivana.

Durante o ano de 2005, os alunos do curso de teatro da Escola Municipal Maria José Guedes já estudaram canto e voz, expressão vocal, dança, expressão corporal, história teórica do teatro, cenografia e montagem. Para isso, até fonoaudiólogos deram aulas para a turma, além de especialistas nas diversas áreas. Para os alunos, nos ensaios que estão fazendo atualmente (a montagem da peça) há uma revisão de tudo que foi estudado anteriormente.