Foto: Maurício Porão
Interessados podem agendar visita ao Solar dos Mellos pelo telefone (22) 2759.5049
Quinze alunos do terceiro ano do Fundamental I, da Escola Municipal Lions, no Bairro da Glória, abriram a volta presencial do projeto “Visita Guiada”, do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, nesta quinta-feira (24). A visita contou com a presença do prefeito Welberth Rezende que falou às crianças sobre a importância de conhecer e preservar o patrimônio histórico do município. No final da visita, os alunos escreveram que querem doar ao Museu “amor e paz”, “livros” e “felicidade” e as mensagens foram registradas na “Árvore do Futuro”.
O projeto acontece em parceria da Secretaria Municipal de Cultura, à qual o Museu está vinculado, com a Secretaria de Educação e o objetivo é promover o tour histórico-cultural nas áreas interna e externa do Solar, na casa que tem 131 anos, à Rua Conde Araruama, 248, no Centro da cidade. Para participar da visita, os alunos presentes tinham autorização dos pais e estavam acompanhados da diretora da escola, Fabrine Almeida Medeiros Rodrigues, e do professor Luís Carlos Martins.
“Vocês estarem aqui no Museu, hoje, é muito importante para a aprendizagem. Conhecer a história e cultura de Macaé e saber como preservar tudo isto fazem parte de um novo momento da Educação pós-pandemia. Vocês precisam receber aprendizagem em sala de aula e sair da escola para conhecer o que o município tem. Através do Museu a nossa história está sempre viva”, destacou o prefeito.
Também presente, o secretário de Cultura, Leandro Mussi, lembrou que essas crianças, hoje com 8 anos de idade, tinham 5, 6 anos, quando a pandemia começou. “Elas precisam dessa vivência no Museu para conhecer a nossa cultura e a nossa história. É uma aprendizagem de campo importante para a aprendizagem delas”, observou.
O professor da turma destacou os quadros de lavoura e da pesca que representam duas atividades econômicas importantes no município. Os alunos queriam saber tudo e se encantaram com o par de cadeiras de madeira que era de uma locomotiva e compõe o acervo do Museu. A diretora do Museu, Patrícia Barboza, mostrou a eles que cada objeto doado tem a sua história e eles queriam conhecer todos.
Quando o prefeito entrou no auditório do Museu, um aluno falou para ele: “o senhor parece aquele do quadro”. Welberth sorriu e disse: “Sou eu mesmo. E aqui, neste outro quadro, é o macaense Washington Luís que foi presidente do Brasil e é homenageado com o nome da praça principal da cidade”, disse o prefeito.
A diretora da escola destacou o papel do museu como facilitador da aprendizagem sensorial dos alunos que podem ver de perto a história da cidade. “É o ato de desemparedar, sair da escola e viver as sensações para uma aprendizagem significativa e real. É um ganho enorme para esses alunos estarem podendo viver esta experiência”.
Depois de conhecerem os objetos antigos doados que compõem o acervo do Museu e a história da casa, os alunos participaram de contação de histórias com a professora da rede, Rosane Carvalho, a tia Rô. O Museu está aberto para as visitas guiadas e os interessados podem agendar pelo telefone (22) 2759.5049).