Foto: Ana Chaffin
A experiência enriqueceu a formação dos estudantes da escola técnica que faz 20 anos
Uma estrutura completa, envolvendo cerca de 150 profissionais do audiovisual e apoio, foi montada no distrito Cachoeiros de Macaé, divisa com Casimiro de Abreu, para a filmagem de cenas de uma novela de grande audiência em canal de TV aberta. Dez alunos e membros da equipe gestora da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) foram convidados para participar do trabalho, uma experiência que enriqueceu a formação dos estudantes da escola técnica que faz 20 anos.
A quarta-feira (28) ainda não havia clareado, quando começaram os trabalhos no set de gravação, um cenário natural de beleza exuberante. As filmagens seguiram até o fim da tarde. Os figurantes e os escolhidos para substituir atores naquelas cenas, todos caracterizados com figurinos de época, recebiam as orientações artísticas dos técnicos da novela. A maioria dos 11 estudantes cursa o Técnico de Teatro, dois deles são do curso de Música. Todos foram selecionados por fotos, pela aparência, para dar verossimilhança ao trabalho. Os alunos participaram de uma cena dentro de um rio.
A atriz, professora e diretora da Emart, Cláudia Byspo, enfatiza que esta experiência foi importante para a formação dos alunos, que vivenciaram o processo de produção artística e o comportamento profissional do ator. Segundo ela, apesar da escola ser de teatro, o formado atua em outras mídias e oportunidades como esta parceria que contribui para o seu ingresso no mercado de trabalho. Claudia disse que a Emart também contou com a indicação da Prefeitura de Casimiro de Abreu e do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro (Onda), de Rio das Ostras.
O coordenador de Teatro da Emart, Jardel Maia, que também participou das filmagens, ressalta que a proposta do curso vai além da base teórica, mas pretende uma preparação para o mercado de trabalho, promovendo a participação dos alunos em projetos. “Alguns comportamentos só se ensinam na prática e esta participação complementa o trabalho desenvolvido. Estou feliz com o resultado, porque as atitudes foram extremamente profissionais. Estivemos lado a lado como profissionais”, avalia.
“É uma parceria bastante produtiva, porque podemos fazer com que os alunos convivam num set e saibam desde a produção, como a montagem de um figurino, levando em conta a paleta de cores. É muito difícil para uma escola dissimular um set de filmagem, porque os aparelhos são caros e a infraestrutura é grande, mobiliza equipe de apoio, câmeras, figurino, maquiagem etc.. Esta oportunidade é importante também por divulgar o trabalho de formação da escola para produzir o ator”, frisa.
“A preparação para o espetáculo tem sido puxada, mas recompensadora. A gente acredita muito no que está fazendo. Estamos nos dedicando muito, também porque é uma homenagem a nossa escola em seus 20 anos”, enfatiza Fabrício Bazan, que será o protagonista do espetáculo da Emart.