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Alunos da Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez recebem tablets da prefeitura e premiação do Educacross

03/12/2024 13:47:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Eduardo Assis

A entrega aconteceu na manhã desta terça-feira (03)

Os alunos da Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez, no Mirante da Lagoa, já sabem na prática que, se unirmos pedagogia à tecnologia, é possível aprender de maneira mais fácil, lúdica e divertida. Na manhã desta terça-feira (03), os estudantes do 4° ano receberam a premiação do Educacross, projeto de gamificação nas escolas, que foi promovido este ano com a turma. Eles levaram para casa um livro personalizado, onde cada criança se transformou em um personagem e pôde fazer parte da história, com características próprias criadas por cada uma delas.

Com seus cabelos cacheados, vestido azul e tênis amarelos, Ysabella Fernandes, de 11 anos, aprovou o resultado da personagem criada por ela para o livro. Na vida real, o vestido azul ela já possui. Agora, só falta os sapatos amarelos. Quanto ao projeto, promovido com a utilização de tablets doados pela prefeitura, o que ela mais gostou foi do desafio matemático de fração.


“Eu gosto muito de estudar fração e amei o resultado do livro. Fiquei um pouco indecisa na hora de escolher os acessórios, mas eu achei que fiquei uma gracinha”, comenta.

A colega Talita Thomaz, 10 anos, também gostou do resultado. Sua personagem de cabelos lisos, camiseta preta, calça jeans, tênis roxo e seus inseparáveis óculos escuros ficou do jeitinho que ela idealizou.

“Escolhi o sapato roxo porque é a cor da personagem que mais amo em Descendentes. Eu amei o projeto”, acrescenta.

A professora da turma, Clarissa Machado, explica que a escolha para iniciar o projeto Educacross, com o tema ‘A Missão’, com a turma foi proposital, já que o 4° ano passou por algumas trocas de professores e estava com a estima baixa.

“Quando falamos com eles que eles iriam ser os primeiros a participar do projeto e que, após o resultado, todos os outros alunos também poderiam participar, eles ficaram bem felizes e estima aumentou. Ao todo, 37 crianças criaram e alcançaram os desafios. Os tablets, com a plataforma Educacross são usados para pesquisas em sala de aula e, também, para os desafios da plataforma”, observa a professora.

Na ocasião, o secretário Municipal de Educação, Robério Fernandes fez a entrega de novos tablets para outros alunos: os estudantes do 3° ano, que, em 2025, serão os próximos a participarem do projeto do Educacross que virá com o tema ‘Olimpíadas’.

“É a política do uso da tecnologia à serviço da aprendizagem. A tecnologia não pode ser tratada como inimiga da Educação. Ela precisa ser usada de maneira planejada e funcional para favorecer os alunos na aprendizagem. E com a gamificação podemos ter excelentes resultados e unir todos os equipamentos. Tudo que acontece em sala de aula pode ser aproveitado no mundo da tecnologia. Todos os tablets possuem a marca da prefeitura e são monitorados”, defende o secretário.

Robério também registrou oficialmente a entrega das maletas da Escola Educadora Sustentável (Brasil Sustentável Editora), que já vem sendo trabalhadas em sala de aula com conteúdos lúdicos e bem elaborados com temas alusivos ao Programa de Educação Ambiental.

“São conteúdos lúdicos, bem ilustrados com conteúdos que foram bem aproveitados em sala e com as famílias. Um equipamento acaba complementando o outro. Quanto ao uso dos tablets, por exemplo, no projeto Educacross, tivemos a observação de um pai de um aluno. Ele disse que, após o projeto, o aluno passou a ver o celular de outra forma e passou a utilizar o aparelho de forma mais direcionada”, comemora a diretora da escola, Kátia Cilene Dias dos Santos.



Projeto Educacross


Criar experiências de aprendizagem adaptativas, que desenvolvem a atenção e o potencial de cada aluno. Esse é o objetivo do Educacross, que integra a Teoria do Flow a mecânicas de gamificação para criar experiências de aprendizagem imersiva e personalizada. Ao adaptar os desafios ao perfil e ritmo de cada estudante, promove engajamento profundo e desenvolvimento da metacognição, mantendo um equilíbrio entre estímulo e desafio.

Seguindo as diretrizes da BNCC, em conformidade com as diretrizes educacionais brasileiras, o Educacross é utilizado por escolas públicas e particulares. Entre os programas inovadores que personalizam o ensino e aprendizagem, busca-se preparar os alunos para atuarem no universo digital de forma construtiva e responsável. Os programas utilizam I.A. para adaptar o conteúdo ao ritmo de cada aluno, realizar recomendações e tratar informações. Na parte de gamificação, os jogos digitais unidos à gamificação mantém os alunos motivados e engajados.