Alunos da Rede Municipal celebram Dia da Mata Atlântica no Parque Atalaia

29/05/2024 13:58:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Divulgação

A atividade faz parte do projeto “Resgatando o passado e semeando o futuro”

Em meio ao belo cenário do Parque Municipal Atalaia, alunos do 5°ano do Colégio Municipal Renato Martins comemoraram o Dia da Mata Atlântica (celebrado em 27 de maio), nesta quarta-feira (29). A ação extraclasse, que faz parte do projeto "Resgatando o passado e semeando o futuro", conta com atividades realizadas pela Guarda Ambiental do município.

Animados com o passeio, os alunos ficam atentos a cada informação recebida. Maria Fernanda Valença Silva, de 11 anos, é uma delas. Ela acredita que tem pessoas que, quando crescem, fazem mal aos animais e plantas.



"A gente está aprendendo que isso não está certo e precisamos mostrar isso pra eles". O colega de turma, Diogo Ribeiro Amaral, também 11 anos, acrescenta: "Um dia eu li uma frase no zoológico: ‘Esse é o animal mais perigoso do mundo’. Tinha um espelho e as pessoas viam o seu próprio rosto", lembra.



Segundo a coordenadora da Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação do município, Lúcia Helena Gama, o projeto busca o entendimento de como os processos de exploração das riquezas resultaram na alteração da flora local, por causa do desmatamento e ocupação das terras.



"Quando ensinados, eles podem levar hábitos ambientalmente corretos para as pessoas ao seu redor, inicialmente em casa e posteriormente espalhando pela comunidade. Ao trabalharmos a educação ambiental, o que desejamos é formar uma geração disposta a trabalhar pela melhoria do meio em que estamos inseridos. Acredito que vamos conseguir formar cidadãos que tenham uma relação de amizade com o planeta onde vivemos", acrescenta Lúcia Helena.



O gestor do Parque Atalaia, Alexandre Bezerra, observa que a educação ambiental na Mata Atlântica é essencial para entendermos a importância da floresta para a manutenção dos recursos naturais essenciais para a vida.



"Recursos como a preservação das nascentes, da biodiversidade, absorção das águas das chuvas torrenciais e demais funções ambientais inerentes a esse ecossistema tão importante para a vida de todas as espécies", explica.



O projeto busca, ainda, uma visão ambiental de práticas do cotidiano que possam ser transmitidas aos seus familiares e aplicada na vida diária e, com isso, formar uma geração consciente.

Um dos objetivos da Coordenadoria de Educação Ambiental é contribuir para a qualidade de vida dos cidadãos, buscando a conscientização e atitudes de preservação, onde todos compreendam a importância da utilização correta dos recursos naturais.

De acordo com Romenique de Lemos Araújo, coordenador de Educação da Guarda Ambiental de Macaé,



"o projeto, ao longo dos sete anos de existência, deixou marcas significativas dentro da comunidade macaense, pois compreendemos que a preservação do meio ambiente é uma tarefa de todos", defende.


Fotos Relacionadas