Foto: Divulgação
A atividade faz parte do projeto “Resgatando o passado e semeando o futuro”
Em meio ao belo cenário do Parque Municipal Atalaia, alunos do 5°ano do Colégio Municipal Renato Martins comemoraram o Dia da Mata Atlântica (celebrado em 27 de maio), nesta quarta-feira (29). A ação extraclasse, que faz parte do projeto "Resgatando o passado e semeando o futuro", conta com atividades realizadas pela Guarda Ambiental do município.
Animados com o passeio, os alunos ficam atentos a cada informação recebida. Maria Fernanda Valença Silva, de 11 anos, é uma delas. Ela acredita que tem pessoas que, quando crescem, fazem mal aos animais e plantas.
"A gente está aprendendo que isso não está certo e precisamos mostrar isso pra eles". O colega de turma, Diogo Ribeiro Amaral, também 11 anos, acrescenta: "Um dia eu li uma frase no zoológico: ‘Esse é o animal mais perigoso do mundo’. Tinha um espelho e as pessoas viam o seu próprio rosto", lembra.
"Quando ensinados, eles podem levar hábitos ambientalmente corretos para as pessoas ao seu redor, inicialmente em casa e posteriormente espalhando pela comunidade. Ao trabalharmos a educação ambiental, o que desejamos é formar uma geração disposta a trabalhar pela melhoria do meio em que estamos inseridos. Acredito que vamos conseguir formar cidadãos que tenham uma relação de amizade com o planeta onde vivemos", acrescenta Lúcia Helena.
"Recursos como a preservação das nascentes, da biodiversidade, absorção das águas das chuvas torrenciais e demais funções ambientais inerentes a esse ecossistema tão importante para a vida de todas as espécies", explica.
"o projeto, ao longo dos sete anos de existência, deixou marcas significativas dentro da comunidade macaense, pois compreendemos que a preservação do meio ambiente é uma tarefa de todos", defende.